segunda-feira, setembro 13, 2004

Quotas

As quotas para mulheres em todas as áreas da sociedade podem ser a solução para muitas das inquietações do mundo actual e podem mesmo representar uma melhoria da qualidade de vida para um grupo de deslumbrantes fêmeas que hoje se vêem obrigadas a utilizar parte do seu tempo, desdobrando-se em entrevistas e outras acções mediáticas, sempre numa perspectiva altruísta de ajuda à próxima.

Algumas organizações mundiais adoptaram exemplarmente este sistema de quotas. O melhor exemplo é, provavelmente, o do Comité Olímpico Internacional. Nos Jogos Olímpicos, se este sistema não tivesse sido introduzido atempadamente, hoje corríamos o risco de ter manifestações à porta dos estádios exigindo que os homens corressem os 100 metros mais devagar para que as mulheres também pudessem ganhar medalhas. Assim, há sempre tantas medalhas para homens como para mulheres, não há conversa nem discussão, e podemos assistir descansadamente ao evento.

Também a Academia de Hollywood aplica, com sucesso, o sistema de quotas. Há muito que não se ouve ninguém discutir se o melhor actor de um determinado ano foi um homem ou uma mulher. Atribui-se um óscar a cada género e já está! Mas, na minha opinião, Hollywood deveria alargar o sistema de quotas a todas as categorias. Isso evitaria muitos problemas. Por exemplo, um Óscar para a melhor realizadora evitaria que eu já andasse a ouvir que "A Sofia Coppola já está a trabalhar no seu novo filme. Acho que é desta que ela ganha o Óscar!". Como todos os anos haveria uma melhor realizadora, poupava-se a campanha e o tempo das já referidas altruístas.

Outros que deviam adoptar este sistema, poupando muitas notícias de jornais falando de favoritismos, eram os membros do comité Nobel. Dois Nobel por categoria por ano, um para gajos e um para gajas, e bastava de notícias sobre "aquela magnífica escritora indiana que tem muitas hipóteses de ganhar o Nobel este ano!"

Todas as organizações deveriam aprender esta lição (por que não um parlamento feminino?). Vejam o sucesso obtido com esta experiência pelo circuito de ténis ou pelo circuito mundial de vólei de praia femininos, só para citar os dois exemplos mais famosos...


Sem comentários: