quinta-feira, setembro 09, 2004

"ligar, ligar sempre"

Os ditados populares valem mais pela sua solidez sonora que pela sua veracidade intrínseca. Por isso, prefiro os que têm uma "aliteraçãozita", aos que apresentam a "soluçãozona".
Gosto mais do som do ditado "não se misturam alhos com bugalhos" que do conteúdo. Se o som deste ditado tem uma certa harmonia, já o seu conteúdo não só é misterioso como velhíssimo. Misterioso porque 90% das pessoas que o usam não sabe o que é um bugalho, e velho porque para compreender o mundo de hoje é essencial misturar as pequenas plantas bolbosas da família das liliáceas ( os alhos) com as pequenas excrescências que nascem em virtude de picadas de insectos nessa mesma família de plantas (os bugalhos).
Hoje é necessário misturar o conselho de administração da Halliburton com os soldados Americanos no Iraque; é necessário misturar as concelhias do PS e do PSD com as comissões de coordenação; é necessário misturar os assessores dos ministros com os nomes da sua parentela mais próxima.
Hoje, para se conhecer um alho é necessário liga-lo ao bugalho. E é por isto que o ditado é velho: porque não serve para compreender o mundo. Mais: quando alguém impõe que se não misturem os alhos com os bugalhos está, deliberadamente ou por ignorância indesculpável, a impedir que se compreenda o mundo. Numa palavra, está a defender o mundo de ontem: uma realidade em que os fenómenos eram analisados isoladamente.
Hoje, para pensar é necessário misturar. "Ligar, ligar sempre" como escreveu Goethe. Isolar é errar. O especialista é um solipsista e um solipsista é um ignorante acabrunhado, enfezado e de abanos colados aos chavelhos, temendo aterrorizado pelo seu abafador (berlinde grande).

Sem comentários: