sexta-feira, setembro 17, 2004

Princípio do contribuinte sem custos para o governante (SCUG) II

O contribuinte sem custos para o governante. Quem é? Sou eu mesmo. Aqui estou eu. Eu que sempre que compro seja o que for pago IVA (normalmente os 19% instituídos há uns anos como medida de excepção por alguma coisa de que eu já não me lembro, e ficaram...). Sempre que recebo o salário lá vão os euros para o IRS. Depois temos a SISA, a Contribuição Autárquica, o Imposto Sucessório, o Imposto Automóvel, o Imposto sobre os Combustíveis, o IRC, a Derrama, etc, etc, etc... Tudo coisa pouca. Tão pouca que não dá para que os salários da função pública acompanhem a inflação do país.

Mas o Santana diz-nos que as auto-estradas têm que ser pagas por quem as usa, porque não há dinheiro. Que quem pode pagar os cuidados de saúde tem que os pagar, porque não há dinheiro. Que os aumentos têm que ser pequenos, porque não há dinheiro.

E para onde raio vão os milhões e milhões e milhões de contos que nós pagamos de impostos? A resposta é fácil. Para salários, ajudas de custo, motoristas, secretárias, jantaradas, copos, telemóveis... De quem? Ora de quem... Dos políticos. Dos amigos dos políticos. Das famílias dos políticos. Dos amigos e familiares dos amigos dos políticos. Dos meninos cola-cartazes que ganham 3 e 4 e 5 e 6 mil euros por mês em tachos públicos, porque sim. E dos amigos deles. E para a reforma do Mira Amaral, claro!

Mas vão também para outros sítios mais visíveis. Para os Ferrari, para os Porsches, para os Jaguares, para os BMWs e para os Mercedes que vocês vêem nas estradas e que se vendem cada vez mais. E o que é que podemos fazer? Um pouco de vingança não faz mal nenhum! Nunca deixem carros destas marcas passar nos cruzamentos. Quando estacionarem ao lado deles em supermercados, deixem a porta abrir com mais força e bater na porta deles. Quando passarem por eles à noite, deixem a chavita marota fazer uma marca no painel lateral... É uma pequena vingança - enquanto não se chega a algo de maior -, e sempre há uma transferência de fundos para o bate-chapas lá do bairro...

Pois a resposta é simples. O SCUG serei eu, em breve. Impostos pagos e nada em troca (para já ainda me dão uma ida às urgências quase grátis de 2 em 2 anos). Não sou familiar nem amigo de políticos e nunca colei cartazes. Por isso deve ser justo.

4 comentários:

Anónimo disse...

cresce!

Anónimo disse...

What the fuck?
Os dois últimos parágrafos são muito rotos, pá!
Deixa-me dar-te uma pista: o efeito "inveja-dono" que se traduz no efeito "vingança-risca-a-porta" é o móbil dos 90% de clientes da Porsche e Ferrari.
Só lhes dás motivos de alegria, pá!
Não stresses, que a vida não se resume a copos, charutos e bons carros.
Nada como umas boas chatices para resolver, daquelas que dão muita adrenalina e muito stress, mas que aquando da resolução nos dão uma sensação de alívio semelhante à mijinha matinal dos 5lts.
A vida é feita de pequenos prazeres.

Anónimo disse...

Podes ficar descansado, caro anónimo, os Golfs GTI serão poupados...

Anónimo disse...

AT,
Não te creio capaz de beliscar a pintura de um carro, qualquer que ele fosse. Se o fizesses não o recomendarias. Como dizia um amigo meu africano, não passam de "desabafos da língua".