quarta-feira, julho 21, 2004

um post chato

Qual é o problema das novas gerações dos políticos Portugueses? Porque que é que sempre que vemos ascender a um lugar cimeiro de partido um "puto" novo, olhamos com desconfiança? Será inveja? Será apenas o velho síndrome nacional de dizer mal de todos?

Não sei o que será. Para tentar descortinar estas razões apenas posso dizer o que eu vejo quando os "putos novos" aparecerem de repente nos jornais ou na televisão a fazer política. E eu vejo duas coisas:
Primeiro, sinto que lhes falta legitimidade. Falta-lhes as vergastadas nas costas, as fugas à polícia e à PIDE. Falta-lhes o arriscar do coiro. Coisa que a geração que fez a transição do 25 de Abril fez. Uns mais que outros, mas a verdade é que se PCP tem uma história dantesta de arriscar o coiro, o próprio CDS também tem, ainda que apenas uma tarde no celebérrimo palácio de cristal.
Segundo, os novos políticos são novos apenas na idade, porque nas ideias defendem as mesmas coisas que os seus companheiros de partido mais velhos. Limitando-se a reproduzir os princípios que ouviram e que nem têm capacidade para rebater. O que tem todo o sentido porque se a JS, a JC ou a JSD dissessem alguma coisa que colocasse em causa o partido-pai, este decerto não as promovia como promove. Em política, como na generalidade das coisas, não se ajuda quem nos pode pôr em causa. É assim.

Em conclusão: As novas figuras da política portuguesa que vão surgindo parecem-me ser uma versão mais nova das que vão abandonado a política, mas bastante piores porque os antecessores ao menos passaram pela dureza de fazer política, os mais novos aprenderam a fazer politica em reuniões em hotéis de 5 estrelas. Para esta geração que vai chegando à política o percurso fez-se através de arranjinhos, joguetes insinuações manobras e repetição. Repetição do que os seus pais tiveram o mérito de inventar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que aborrecido!

Anónimo disse...

Ya cam´rada, isto é bués de aborrecido!

Bute lá provocar os choks e os chulos capitalistas na tomada de posse dos secs estado do flopes?
Deve tar cheio de bofs e de certeza que fazemos molho - uns molotovs e uns verylights vinham mesmo a calhar.
O Louças, esse grande político que muito apanhou na juventude - conta-se que a PIDE o capou numa das 1.204.397.974.743 vezes que foi preso e torturado durante 1245 horas ininterruptas e à pala disso derrubou o Marcelo (não o da TVI, outro que já não sei o apelido - mas eles falam mais nos capitalistas do antigo regime, deve ser um deles).
Mas o Louças já me ligou a dizer que era fixe se eu lá fosse com os meus amigos, porque parece que o bófia do sindicato que costuma ir às jantaradas do pessoal da juventude e das associações académicas já telefonou a confirmar que estava preparado com o equipamento que eles ganharam agora para o EURO e aquilo tem um aspecto porreiro. Ele ainda não o estreou e queria que nós lançássemos a confusão para testar o material.
É um gajo fixe, o Leitão, pensa sempre nos amigos.

Só espero é que o Louças não convide aquele pessoal do sindicato dos profs ou dos artistas porque esses gajos são uns xoninhas e nunca querem armar a confusão, dizem que preferem fazer valer os seus direitos de forma pacífica...o Louças diz que concorda comigo, mas que de vez em quando tem que os convidar senão eles chateiam-se com ele e depois não andam com as t-shirts.
O Louças é um fixe.