sexta-feira, julho 02, 2004

Qua qua

O patinho feio é uma história que faz parte do meu imaginário infantil. Lembro-me sempre de uma versão que costumava passar na RTP, em que o dito era preto, ao contrário dos seus irmãos, todos amarelinhos como qualquer bom patinho bebé. E para além do mais não sabia nadar.

Mais tarde o conceito voltou a entrar pelo écran na minha televisão através do MacGyver. Um dos episódios de que melhor me lembro é um em que o herói precisava de descobrir a password do computador de uma adolescente para evitar um dos habituais desastres. Depois de várias tentativas e apercebendo-se que a rapariga tinha uma baixíssima auto-estima, experimentou "ugly duckling" como password, e scharan! access granted!



Hoje ao almoço alguém me perguntou se eu sou um patinho feio. Acho que sim. Acho que isso é muito útil. É sempre mais fácil atirar para o aspecto exterior os nossos fracassos. É sempre reconfortante imputar à fealdade o que vai correndo mal e dar às vitórias o peso acrescido do "apesar de...". Sim, sou um patinho feio. Aliás, dando uma volta pela blogosfera não é difícil perceber que muitos bloggers o são. Os psicólogos devem ter uma explicação para isso...

2 comentários:

Anónimo disse...

Vê lá se queres um par de estalos, oh pah...

Anónimo disse...

Vê lá se queres um par de estalos, oh pah...