segunda-feira, julho 26, 2004

Sugestão de pergunta para Judite de Sousa.

Nos autocarros às três da tarde, num dia como o de hoje as temperaturas devem atingir facilmente os 44 graus. À mesma hora dentro de um carro preto de um dos novos ministros não devem estar mais que 18. Por volta das 3:30 quando alguém se sentar num banco amarelo de plástico derretido por um miúdo enquanto faz uma ganza, um dos novos ministros pegará com os dedos feitos pinças nas calças para conservar o vinco. Quando uma mulher, se entalar numa porta do autocarro, aí por volta das 4:00, um motorista irá abrir a porta de trás ao recém empossado.
Porque é que os responsáveis nunca andam de transportes públicos? Se entendem que os transportes são bons para os cidadãos por que é eles próprios os não utilizam? Porquê? È que os transportes públicos são demorados, andam atrasados e são desconfortáveis. O pior é que em geral isso é verdade, mas é verdade para todos.
Senhores governantes porque é que não vão trabalhar de autocarro, ou de metro?

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi!
Vi e ouvi recentemente um documentário sobre o receio de utilizar transportes públicos na capital francesa após o 11 de Março, uma vez que França tinha sido apontada como um dos alvos preferenciais dos terroristas/fanáticos. Ora, perante isto, o Ministro do Interior francês resolveu mostrar aos concidadãos que não havia motivo para ter receio e, ele próprio, tirou um dia para andar de transportes públicos. Boa atitude! Mas o mais engraçado acontece a meio da reportagem quando o referido ministro (com câmaras de televisão atrás - marketing político em acção!) resolve fazer um pouco de charme político e cumprimenter um eleitor que viajava no transporte público que, neste caso, era um comboio. O referido ministro avançou confiante, vendeu o peixe, fez boa figura e, no fim, o eleitor disse algo do género: Sabe, é curioso, faço esta viagem há 20 anos e nunca vi um ministro neste comboio. Correu-lhe mal! Lá está! Ministro que é ministro não anda de comboio, nem em França quanto mais em Portugal. Mas penso que os ministros estão a desaproveitar um bom nicho de mercado para marketing político, nem que seja em período eleitoral. O chato de viajar de transportes públicos para um ministro seria que nesta estação climatérica com as temperaturas altas chegava-se a um Conselho de Ministros completamente suado e a cheirar a sovaco próprio e de outrém, coisa que não agrada às secretárias. Perdão, parece mal um representante da Nação ir para uma reunião com um aspecto sebento e de quem não tomou banho. E, isso, nós não queremos!

Anónimo disse...

Será que o carro proletário do Carvalhas tem ar condicionado?
Será que o Louças e o Fazendas se sentem confortáveis nos estofos de cabedal do seu desportivo?

Tentam colar os governos de centro-direita ao imaginário colectivo dos governos conservadores do Salazar e a toda a imagem de decadência associada.
Não vivi esses tempos, mas não tenho dúvidas nenhumas de que esteja próxima da realidade desses tempos.

Mas após o 25 de Abril não me lembro de ver ministros socialistas a andar de Carris ou Cacilheiro.
Aliás, lembro-me é da profunda renovação de frotas, em que os importadores de automóveis até davam carros de brinde para o partido.

Demagogia? Que demagogia?