terça-feira, abril 08, 2008

Leio cada vez mais.
São muitas dezenas de mails em cada dia da semana. Mais na empresa e no hotmail, menos no gmail.
O Google Reader anuncia-me todos os dias talvez uns 40 posts que devo ler.
Leio o Público, os desportivos, os regionais, um económico e um ou outro estrangeiro, quando a pressa não é demasiada, logo pela manhã.
Leio cartas e faxes, textos e sites. Respondo, corrijo, confirmo, sugiro e volto a ler.
Regulamentos, legislação, formulários, manuais, propostas e projectos. Diariamente.
Há muito que abandonei o Orkut e já não me lembro de ir ao Facebook. Ainda estou a tentar perceber o Star Tracker e tenho curiosidade pelo Linked in. Mensagens, propostas e desafios. Texto.
Os motores de busca e as bases de dados estão a matar a relevância das teses e dos artigos como o trânsito mata o prazer de conduzir. Pela democratização. Lê-se, lê-se, lê-se e escreve-se o que outros já escreveram. E quase tudo já foi escrito ou é inútil. A percentagem de textos científicos relevantes deve estar a aproximar-se perigosamente de zero. Tenho dúvidas de que deva ler mais do mesmo, sabendo que a probabilidade de ler algo novo é reduzida. Escreve-se sobre o já escrito e lê-se sobre o já lido.
Leio, leio, leio e cada vez tenho menos vontade de ler o que lia antigamente. Já quase não leio "bons" livros, daqueles tão interessantes e sobrevalorizados neste cantinho do mundo.
Leio cada vez menos.

2 comentários:

IM disse...

Perguntas aqui à IM que só te pode dar boas referências literárias para acabares com essa angústia!!!!!
;-)

Ariadne disse...

Concordo plenamente. Por vezes, tal é o desespero, chego a perscrutar o suicídio virtual.
Mas depois sinto uma falta angustiante de nao pertencer ao todo turbo-capitalista e rendo-me às evidencias, escravizo-me.
A esta hora deveria estar a ler um bom e empolgante romance ao invés de surfar por aqui.
Porém, quem tem lá paciencia para a literatura no seu amago após o deleite de um dia inteiro com os olhos postos num objecto paralelipípedo?
Absolutamente ridículo...