sexta-feira, janeiro 18, 2008

Sem rei nem roque?


Que o trânsito enlouquece é um facto conhecido. Que quase ninguém cumpre as indicações à risca também. Que tudo o que te ensinam nas aulas de condução é rapidamente posto de parte idem. Agora nunca me teria lembrado de algo como isto para resolver os problemas da circulação automóvel... Se funcionava cá ou não é coisa que não sei dizer ainda que me palpite que isto precisava do mesmo nível de civismo que nos impede de ter aquelas máquinas de distribuição de jornais em que se mete uma moeda e se tira um jornal (apesar de se poder tirar mais...) mas mal consigo imaginar o saudoso IC19 (ainda ontem por lá passei para matar saudades e, certamente por obra e graça do divino sentido de humor, apanhei um acidente) sem regras ou sinais. Pensando bem acho que já por lá adoptaram a lei da selva há muito muito tempo. Só deixaram a sinalética para disfarçar...

Thanks PC.

2 comentários:

Cadbury disse...

O nível de civismo nao o permitiria. Por outro lado este método até tem alguma razão de ser. Ora vejamos: as pessoas passariam a andar mais devagar dentro das cidades e com maior atenção. O factor surpresa da aproximação de outro carro de qualquer parte, passaria a ser uma constante.

Catarse disse...

Sim, acho que, dado o tempo necessário para nos deixarmos de barbaridades primárias subdesenvolvidas, o sistema é um bom sistema. O liberalismo funciona bem quando os intervenientes têm o nível cultural e intelectual adequado para dispensarem a imposição de normas rígidas e inflexíveis.