terça-feira, janeiro 29, 2008

The Darjeeling Limited


Do realizador Wes Anderson, The Darjeeling Limited & Hotel Chevalier (o prólogo) é um grande filme! É mesmo de ir ver sem falta ou demora!

Divertido, bons diálogos, narrativa agradável, crítica a alguns lugares comuns como misticismo, relações familiares e à noção quase infantil "Eu não preciso de dinheiro para ser feliz" - frase que, em boa verdade, só pode ser proferida no seu verdadeiro sentido por quem tem mais do que o suficiente. As 3 personagens principais (sem desprimor pelas restantes) estão muito bem construídas e são verdadeiramente caricatas mantendo, ainda assim, uma genuinidade e coerência acima da média.

Por mais do que um motivo e de mais que uma maneira, o filme levanta questões sérias enquanto nos deixa bem dispostos, acrescentando a isso uma série de bons planos (como a cena da entrada no comboio - da qual usa e abusa mas mantendo a eficácia ou a cena no quarto do Hotel Chevalier com a inacreditavelmente sexy e feminina Natalie Portman) e imagens fortes e cheias de cor (ou não decorresse a acção na Índia).

Sobre o que o filme nos oferece como paradoxo da realidade, cada vez mais acho que somos todos personagens à espera da entrada certa no enredo e se assumissemos essa qualidade distintiva em vez de nos camuflarmos no meio de todos os outros ou abafarmos aquilo que nos torna únicos seríamos muito mais felizes. Qual é o mal de ter uma ou outra faceta marcante, loucura ou traço de personalidade vincado? Nenhum. É o ostentá-lo com orgulho e confiança que faz de nós singulares e extraordinários. Medo do julgamento alheio? Tenho é medo de não me conseguirem diferenciar de qualquer outra pessoa...

Sem comentários: