quarta-feira, janeiro 30, 2008

SLB - mercado de inverno, campeão no verão?

O mercado de Janeiro é complicado. Ponto assente. Mas permite ajustes e já deu campeonatos.
O plantel do Glorioso necessita de ajustes. Ponto assente. Mas piores equipas já ganharam campeonatos.
Numa análise rápida, os problemas eram: Excesso de jogadores, déficit de experiência dos jogadores jovens, jogadores que nunca tinham jogado na Europa ou em Portugal e contratações falhadas.
- Miguelito - Sepsi. Troca arriscada mas necessária. O primeiro teve hipóteses e falhou sempre. Vamos ver no que dá o romeno que tem a vantagem da idade lhe dar margem de progressão e o Leo como modelo do que deve vir a ser.
- Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Yu Dabao, Fábio Coentrão têm todos qualidades para se afirmarem mas precisam de jogar e não o iam conseguir nos próximos 6 meses por aqui. Boa decisão! Está tudo nas mãos deles porque têm tudo para conseguirem ser titulares nas equipas para onde foram.
- Makukula (a confirmar-se). Gosto! Sempre gostei de avançados de bom porte atlético e sempre quero ver o animal do Bruno Alves a tentar intimidar a nossa nova torre de ébano.
- Fellipe Bastos, Halliche e Vinicius. Um para ficar, outro para emprestar, outro para os júniores. É bom saber que continua a aposta em novos talentos. Espero que vinguem e acho que o primeiro vai dar um ar da sua graça ainda esta época!
- André Diaz, Marco Ferreira e Bergessio. Erro de casting, erro de casting com cheirinho a tentativa de irritar o FCP sem sucesso nenhum, possível Lisandro mas sem tempo ou espaço para rebentar? Parecem-me boas decisões, até porque o último, ao que parece, mantém o vínculo ao clube.
Ficam ainda problemas por resolver como a lateral direita (para já, nem o Luís Filipe e o Nélson juntos, com grande pena minha por conhecer pessoalmente o primeiro e gostar do estilo ofensivo do segundo na primeira época), o extremo direito (Maxi poderia ser solução para o primeiro mas só o empenho e disciplina táctica o tornam opção para o segundo) e suplente à altura para o Rui Costa (Nuno Assis insiste em não render o que já rendeu). O Butt não aquece nem arrefece e, ao que parece, é caro. Livrem-se dele no final da época; o Moreira e o Quim dão boa conta do recado com um miúdo promissor dos escalões de formação!
A maior e melhor surpresa foi Christian Rodriguez, o Cebola (é de comprar já), seguido das boas indicações (com muito a melhorar) do Di Maria, os golos do Cardozo (também a melhorar) e o esforço e rigor (e lançamentos) do Binya (se vais mesmo partir a perna a alguém, tenta a do Quaresma).
Nota positiva ainda para a recente manifestação de intenções (espero que não se fiquem pelas boas intenções porque o inferno da Luz está já cheio delas) de investir mais no mercado nacional, seguindo os ditames de Mourinho que sabia o que estava a fazer quando escolhia atletas já experimentados cá no burgo e observados de perto.
Vamos ver no que dá!

Sem comentários: