terça-feira, junho 08, 2004

O trânsito de Vénus


-Que seca! Vá lá, já podem parar. Sim...
- Deixa-os lá. Só conseguem ver uma vez na vida por isso é que há tantos a olhar para nós.
-Tu, até podes estar habituado a que te observem, mas eu... eu apareço no inicio da noite e desapareço logo cheio de vergonha. E agora, estes seres que ridículos já eram, e ainda mais ficaram com aqueles óculos escuros a olhar. Mas porque olham tanto?
- É que passas à minha frente e isso só acontece uma vez na vida dos humanos e eles acham as coisas que só acontecem uma vez na vida especiais.
- Uma vez?!? Mas quanto tempo é que um humano vive?
- Para compreenderes melhor, imagina a tua volta completa na minha órbita, agora multiplica por 55. É mais ou menos isso, em média.

O Sol está enganado e confunde Vénus. De propósito? Achamos que não. O sol parte do principio errado que os humanos olham para o fenómeno para o observarem. Nada mais falso. Os humanos olham para o trânsito de Vénus, para guardarem em Vénus os olhares que emitem, na esperança de que quando voltar a acontecer e estiverem outros humanos a olhar o fenómeno, estes possam ver os milhões de olhares guardados em Vénus, e assim recordar os que já morreram. Por isso, é que são necessários os óculos especiais, que na verdade servem de envelope para remeter o olhar de cada um para esse planeta. De onde envelope, e nave espacial são sinónimos, pelo que CTT e NASA são a mesma e única empresa.

Sem comentários: