quinta-feira, junho 03, 2004

o povo da rádio

Os fóruns de discussão pública que as rádios e as televisões promovem a meio da manhã, ou a meio da tarde sempre me pareceram um truque. Uma cartada de director de programação que num achaque de democracia combina a opinião popular com a necessidade de não deixar sem som ou sem imagem a estação emissora. Para além de parecer um truque de programação, do género: quando não há mais nada, dá-se a palavra ao povo, os temas desses fóruns são muito previsíveis e chatos. Por tudo isto, sempre que há fóruns de discussão mudo de estação.

Mas mudo não por ser um truque, mas porque quem telefona tem sempre certezas sobre tudo. Tem certezas e generaliza. E estas duas senhoras, a certeza e a generalização, tomam café muitas vezes com o senhor autoritarismo, e dizem as más línguas da corte das emoções humanas, que já pernoitaram com o anão totalitarista.

Eis o paradoxo: um acto da mais elementar democracia, dar a palavra a quem só pode falar, torna-se numa em "algo completamente diferente"; o que por principio é bom, pois também este post que parece defender a "verdadeira discussão", assume certezas e generaliza sendo no fundo, com os foruns, pouco democrático.Apesar de tudo...

De todo isto, ficam as únicas palavras honestas destes fóruns: "Desculpe, mas vai ter de baixar o som do seu rádio para que o possamos ouvir."

Sem comentários: