sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Eneagrama

A praxis, o conhecimento empírico e algumas formas de sabedoria de antigas civilizações podem não estar validados pelo actual método científico e são muitas vezes descartados como arcaicos, básicos ou simplesmente errados. Tal deve-se, na minha opinião, a algum desajuste no tipo de linguagem empregue, bem como ao facto de, num processo colonizador, o vencedor impôr a sua cultura ao vencido, muitas vezes esquecendo-se de absorver o que lhe poderia ser útil. Cada área do conhecimento humano tem o seu jargão próprio mas pode ser traduzida para outro tipo de vocabulário, mais geral, mais compreensível, mais user friendly.
Em conversa amena falaram-me de Eneagramas. Fui ver. Ao que parece é uma forma milenar de auto conhecimento, que não vou arrogar-me em avaliar como certa ou errada. Pareceu-me interessante o suficiente para a querer explorar um pouco mais. Testei-me. Deu isto:
UM = 0
DOIS = 4
TRÊS = 0
QUATRO = 1
CINCO = 1
SEIS = 0
SETE = 4
OITO = 3
NOVE = 2
Ups... faltou o devido agradecimento: Thanks Cad ;)
Nota Extra: Por lapso usei o link da Wikipedia em Brasileiro. Fica o inglês.
(Não sei porquê, mas as coisas em brasileiro soam sempre piores e menos credíveis. Seja como for, neste caso são notórias as diferenças no estilo de redacção e no próprio conteúdo do artigo.)

7 comentários:

Toni disse...

"Catarsis",

Vai aqui e vê o post da cabeça no céu e pés na terra que eu fiz.

Não é dedicado a ninguém, é para veres, e já agora clica no marcador "comparações" e dá uma olhada, abraço! Bom fds

Anónimo disse...

Muito engraçado, gostei de fazer este teste, identifiquei-me com a maioria das coisas, confesso :)Aqui vai o perfil da Batráquia:
UM = 3
DOIS = 3
TRÊS = 0
QUATRO = 1
CINCO = 2
SEIS = 0
SETE = 1
OITO = 0
NOVE = 2

Considero o auto conhecimento uma tarefa muito difícil de conseguir, mas essencial...são tantas as variáveis e as circunstâncias...é muito mais fácil conhecer os outros e saber lidar com isso do que conhecermo-nos a nós, o nosso 'eu'. Não estou aqui a querer convidar-vos para uma sessão do Reino Universal ou coisa que o valha, nem para uns Iogas levitantes (com todo o respeito), apenas chamar a atenção para o exercício de pensar "quem é que eu sou?", não é o que os outros pensam de mim...
Bjos

Catarse disse...

Há também quem diga que tens 3 "nomes": Aquele com que te baptizam (como nasces), o que te dás a ti própria (agora com o advento net, o nick) e o que os outros te chamam (alcunha)... mas isto soa mesmo já a mambo-jambo e coisas que tal!! ;)))

Beijo

Catarse disse...

Gostei muito do marcador "Comparações". Algumas estão muito bem sacadas!!

Net ou observação ao vivo?

Abraçada!

Anónimo disse...

é net, maior parte são obras que conheço e comparo com cenas que ache parecidas, do tipo "inspiração e obra"

antes de existir a possibilidade de fazer marcadores, já tinha feito mais de 100 cenas destas

toni

Cadbury disse...

Recomendo vivamente que façam este teste com pessoas que tenham alguma experiência e conhecimento do Eneagrama e não tirados de um site na net. Não querendo ser arrogante, o resultado é outro o conhecimento com que ficamos é muito mais elevado.

Catarse disse...

Está combinado, Cad. Amanhã no sítio do costume. Leva o dossier!