quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Cosmogonias

Ontem alguém tentava refutar a ideia de Deus afirmando que tudo isto não passava de uma imensa cadeia de interacções acção-reacção demasiadamente complexas para as podermos abarcar de uma só vez. O argumento era que, existindo algo, ou alguém (assim a puxar para o género divino era uma ideia gira, não era?), com suficiente capacidade de análise, era possível ver que tudo estaria pré-determinado e, a partir daí, eram só pecinhas de dominó a cair inevitavelmente umas por cima das outras até ao desenlace final. A teoria é bonita, elegante e imaginativa mas, a meu ver, só remete a questão da existência do dito ser divino para as condições iniciais da equação: Quem fez a sopa, o caldo (primordial, entenda-se)? E já agora com que intuito? Será isto apenas uma gigantesca pescadinha de rabo da boca ou seremos apenas um tubinho de ensaio numa série experimental?
A mim parece-me que continuamos a dispor de algum grau de liberdade e da capacidade de escolha quanto ao nosso futuro ainda que, cada vez mais, se vá descobrindo que alguns dos nossos comportamentos são previsíveis enquanto conjunto (psicologia de massas é muito bonita e ainda mais quando explorada do ponto de vista do marketing) e que existem regras para quase todos os fenómenos naturais. Até sinto uma certa atracção pela noção de predestinação de acontecimentos chave mas não sob o ponto de vista de um qualquer futuro totalmente pré-determinado e conducente a um fim mas como se de troços de auto-estrada se tratassem: uma vez entrando por um caminho, ficas preso a ele até que se te depare outra saída mas há sempre cruzamentos e podemos ainda quebrar as regras e fazer um pouco de off-road.
Convém apenas não esquecer que toda esta visão das coisas é humana, e por isso redutora, e que advém de uma qualquer necessidade intrínseca de organização do conhecimento (remeto para a alegoria da caverna, onde podemos estar a ver apenas uma sombra da coisa e não a coisa em si).
Mais uma vez, dúvidas, dúvidas, dúvidas...
Isto levanta, a propósito, um tema relacionado: Cosmogonias - teorias sobre as origens do Universo. De científicas a mitológicas, há para todos os gostos e imaginações.

Sem comentários: