segunda-feira, julho 02, 2007

Tomates como antigamente...

Uma notícia recente sobre intensificadores de sabor em tomates geneticamente manipulados faz pensar no rumo que as coisas andam a tomar... durante anos, com recurso a técnicas tradiocionais de agricultura de cruzamentos entre estirpes para escolher características (afinal nada mais que manipulação genética grosseira), os produtores escolheram forma, cor, consistência e resistência a doenças como sendo as prioridades para os seus tomates. Com isto perderam o sabor tradicional. Escolhas, dirão alguns, já que não se pode ter tudo... ou pode? A GM diz que sim e juntou uns pozinhos de sabor que retirou de outra espécie. O resultado foi um híbrido que ganhou nos testes de paladar.
Em princípio não sou contra o uso destas técnicas genéticas para aprimorar espécies agrículas em nosso benefício, pois afinal a agricultura e a pecuária sempre o fizeram só que com recurso a técnicas menos sofisticadas e com mais limitações. A questão aqui é saber bem aquilo que queremos e pensar antes de fazer as coisas, já que as implicações podem ser mais imprevisiveis que as respostas do génio da lâmpada aos pedidos. Não vale a pena criar fruta que brilhe no escuro para poderem fazer colheitas durante a noite se depois nos vamos queixar que não conseguimos dormir no pomar com a luz...
Também não vale a pena armar em velho do restelo e dizer que antes é que era bom porque foram as técnicas tradicionais que retiraram o sabor ao tomate e reduziram a variabilidade genética das populações pecuárias, reduzindo a sua capacidade para resistir a novas doenças... é usar o melhor que temos da melhor maneira que pudermos... com juízo e noção das implicações que isso terá neste mundo cada vez mais pequeno. Senão estamos só a jogar aos dados e quem vier a seguir que pague as apostas perdidas...

(Isto de escrever sobre comida é da fome com que estou...)

11 comentários:

g. disse...

Acho muito bem! Afinal a evolução da Ciência e da Tecnologia têm de servir para alguma coisa. Acho até que o título do post devia ser "tomates com juízo"! ;)
Mas diga lá o que é que fez realmente em London??? Hm?? Seguiu os meus sábios conselhos(Tate, Saatchi e National Theatre)??? Ou andou sempre a fugir dos terroristas e esteve horas para entrar ou sair do aeroporto?

Catarse disse...

O percurso desta 2a incursão por terras londrinas saldou-se por um imenso sucesso. Correu tudo muito bem e foi muito divertido. Seguirá em breve um post (talvez mais que um) mais completo, com roteiro e imagens. Desses 3 deu para o Tate que adorei - até porque tinha uma exposição genial sobre a vida nos grandes centros urbanos (mais um post sobre isto também em elaboração).

g. disse...

Muito bem. Aguardaremos com tranquilidade.

IM disse...

Pois bem...viva o regresso, mesmo com uma conversa sobre tomates! Pois eu que detesto os meios-termos, considero que aqui bem falat fazia uma posição mais equilibrada...nem velho do restelo nem pró-manipulação... Em verdade se diga, que os tomatinhos já não são o que eram é um facto...não sabem a nada. Tratou-se a bicharada, agora não há bicharada, há tomatitos a dar com pau, mas não sabem a nada.Como dizes e bem, não se pode ter tudo. Essa coisa do intensificador de sabor parece-me um presente envenenado...mais porcarias e mais químicos, provavelmente. Depois há o perigo de se achar graça à coisa e termos pimentos com sabor a banana (chamados "pinanas"), alface com sabor a morango (chamada "alfango"), tomate com sabor a pêra (chamado "tomêra"), etc, etc, para já não falar de tomates que brilham no escuro (shining tomatos) e alfaces que camuflam!!!! Isto é assustador!!!!!
Sobretudo, é importante saber O QUE se come, não?????

Catarse disse...

para o caso não há químicos de origem não natural envolvidos pois isto não passa da expressão de um gene de outra espécie... o que é um pouco mais difícil de controlar é a dispersão deste gene no ambiente ou reacções colaterais desta molécula para a planta ou para quem a consome... esperemos que tenham sido rigorosos nos testes de campo...

IM disse...

Pois... não consegui ler a notícia porque estava indisponível o artigo no momento.
E se a questão tem que ver com mais um gene de outra espécie e se o problema poderão ser reacções colaterais, bem, isto já dava 1500 brincadeiras por aqui!!!...ahahahahah...nem me atrevo!!!! lolololol...ahahahahahhahahahahh
(IM está de todo, hoje...ahahahahaha)

Catarse disse...

vá, anda! não há cá censura ou inibições... pelo menos não que me tenha apercebido com estas novelas todas que por aqui passam... dá-lhe fruta, chega-lhe, fogo à peça!

IM disse...

...é...estas novelas andam a extravazar....ahahahahha

IM disse...

(estou farta de me rir sozinha...é a loucura...ahahahhahahah...há dias que não se pode, ou melhor que eu não posso comigo mesma...ahahhahahah...)

Catarse disse...

anda, partilha, atira cá para fora... assim rimos todos e tem mais piada... são os melhores dias, esses da parvalheira desenfreada!!

IM disse...

Isto já passa....já me pus a escrever coisas sérias ali num papel e tudo...até já fui buscar as Cartas a Um Jovem Poeta...IM séria está para chegar!! (acho que queimei um fusível qualquer hoje...soa-me a algo irrecuperável, não sei...acho que foi no ginásio...exagerei, como é meu hábito e depois o corpinho é que paga...)