terça-feira, julho 10, 2007

Razão vs Emoção

Há alturas na vida em que temos de tomar decisões que põem frente a frente a razão e a emoção. Desta vez essa altura chegou sob a forma da compra de um carro. De início tudo muito bem, a razão tomou as rédeas pois havia uma série de opções a tomar...

Gasolina vs gasóleo: ganhou o gasóleo face à enormidade de kms que tenho vindo a fazer...

Novo vs usado: usado! É absurdo comprar uma coisa que perde 25 a 30% do seu valor assim que a compramos e ainda para mais com os riscos inerentes a acontecer-lhe logo alguma coisa, o que comigo seria mais do que provável logo ao sair do stand...

Tipo de carro: aqui a razão foi tomar um café e deixou a emoção a braços entre um descapotável ou um jipe... após considerar os diferentes estilos e possíveis usos (por indicação da razão...) para o carro, cheguei à conclusão que queria um jipe... instintivamente dizia-me mais...

Qual jipe? a razão entretanto passou por aqui para me lembrar que queria algumas coisas como ar condicionado e algum conforto mas foi-se logo embora a seguir deixando novamente a emoção com uns quantos sites e fotografias... ui... já está! É este! O mais bonito de todos! O único e incomparável! O Cherokee!! LINDO!!!Verde ou preto! Tanto faz! Vi vários! Vi mesmo a outra versão um pouco menos rude, o grand cherokee (1as versões, quase iguais a este), mas a verdade é que nada mais havia a fazer e o carro encaixou em mim que nem uma luva! Andei num para experimentar! Ui! Se mais alguma coisa fosse preciso para me decidir era mesmo aquilo! Adorei! Já nem pensava em mais nenhum carro... aliás, há mais algum? Tadinho do meu Polo; sentia já a desilusão de quem foi trocado... Via o jipe em todo o lado... Londres estava pejada deles... Que loucura! Comecei a caça pelo exemplar perfeito, de site em site, de norte a sul do país... apareceram vários... excluí alguns... enviei mails... recebi telefonemas... fiz propostas... entregava o Polo sem remorsos para retoma, separando-me do carro que me tinha acompanhado por quase 50000kms nos últimos tempos... entretanto a estúpida da razão apareceu e começou a dizer que isto assim não podia ser, que um jipe tem manutenção mais elevada, que é mais difícil estacionar, que não anda tanto... argumentos muito válidos certamente mas que tinham ido bater à porta errada... "lamento" disse a emoção, "nós aqui não professamos essa religião!" e fechou-lhe a porta na cara. Ahhh! Antecipava já as minhas férias por terras alentejanas ao volante do meu TT! A escolha resumia-se a uns poucos que cumpriam com os requisitos... e eis que, sub-reptíciamente, a razão entrou pela janela e abriu um fórum onde dizia que os cherokees tinham problemas de sobreaquecimento! Que não eram fiáveis! Simultaneamente alguém próximo, com acesso a informação na área, a quem tinha perguntado sobre jipes, confirma isso mesmo. Insisti mais um pouco, não querendo acreditar que era mesmo assim... Mais uma machadada, desta vez possivelmente a final, chega sob a forma de um ex possuidor e grande fã desta máquina... Confirmou todos os maus créditos que o desiludiram até à venda... Pouco fiável ao nível de motor... A quase tudo a emoção resistiu, embora abrandando lentamente o seu avanço, mas desta vez... desta vez tombou... estou muito triste... a vozinha quase patética da emoção continua presente, inconsolável, sem querer acreditar que é mesmo verdade... "Pode ser que tenhas sorte e ao teu não lhe aconteça nada!", "É tããããão bonito!"... entre isso e ouvir a voz irritante da razão a dizer num tom paternalista "Eu não te disse? Eu já te tinha dito que era má compra!"... Odeio essa voz! Por um lado ainda me apetece ser do contra e comprar na mesma! Há um ano de garantia para usar! Nem todos têm este problema! Gosto tanto! Por outro, já me estou a ver parado numa estrada escura e deserta, sem bateria ou rede no telemóvel, a fazer uns kms a pé ao som da voz lamechas do grilo falante "Eu bem te avisei"... Mas porquê? Porquê que não posso fazer ou ter aquilo que realmente quero? Só porque sei antecipadamente que é certamente um erro? Não é coisa que me tenha detido antes... e há coisas que não têm explicação... Será que me vou meter num molho de bróculos? Cá estão os bróculos outra vez na minha vida... vou virar um jovem agricultor e cultivá-los (sem ser metaforicamente como tenho vindo a fazer)! E passo a andar de tractor!

Feel free to meter o bedelho and palpitate about this... há uma decisão a tomar! Razão ou Emoção? (o carro que a razão aconselha seria um Pajero, para manter a ideia do jipe e porque parece que é um bom compromisso entre TT, estrada e fiabilidade)

17 comentários:

IM disse...

Pois bem, IM já vem meter o bedelho...pode ser? Olha, quanto ao jipe também já fui da opinião de que era uma boa opção e tal e o
Cherokee seria uma das minhas opções...
Deixando o jipe de lado (já fiquei desiludida com toda essa informação menos boa) aqui vai uma boa dica: uma carrinha Audi A4...um espectáculo!!! Andam que se fartam ( a 190Km no mínimo!!!! ehehe), são económicas (fazes 900 km ou mais com um depósito), são espaçosas, bem concebidas, lindas, enfim, só coisas boas a dizer! A minha nunca me deixou ficar mal e tem 220 000 km, acreditas? Um único ponto menos positivo (mas nem conta para o totoloto...): entra assim um bocado de ladeiro nas curvas...ehehehehe...é preciso ter cuidado com entradas um bocado malucas (entradas malucas? Eu? Não? Ora essa...)! Em suma: é uma aquisição excelente!!!
Pronto, a minha dica!!! Uma audi A4 pretinha...maravilha!!!!!

IM disse...

Ontem esqueci-me de um aspecto importantíssimo que deves ter em consideração (quando me lembrei já tinha desligado o PC): a capacidade para entalar dedos! É que esta capacidade diz muito sobre o sistema de fecho das portas, da sua eficácia, se as portas são realmente estanques ou não...eheheheheheheh...interessa saber qual dessa duas opções é melhor e ter em atenção qual dos dois (o carro ou o jipe) entala melhor, leia-se, se parte o dedo, se só pisa, se as unhas costumam ficar pretas ou não, se saem ou não, se é preciso abrir novamente a porta para tirar os dedos ou não, se os dedos ficam mesmo lá ou se até dá para fechar a porta nos dedos e nem dar conta ...ehehehh...factores fundamentais no TEU caso e que dizem muito sobre a qualidade da carroçaria...lolololololo...não tem experiência de entalar dedos na minha Audi, mas sou capaz de garantir que o dedo ficaria bem desfeito...ehehehehehehehhe...

Catarse disse...

Pois... a A4 é de certeza um bom carro e tal mas... não é isso que quero... é algo mais... bom... não sei... vou continuar a pesquisar em busca do que quero... tinha de algo com mais carisma, mais marcante, diferente... entre a Audi, a Saab, a Volvo, a BMW e a Mercedes encontraria seguramente os carros mais fiáveis, com o clássico motorzinho 1.9 TDI da praxe, mas não me livrava do ar de tipinho conformado, de pai de família ou de gajo sério... e parece-me que não encaixo em nenhum desses...

E a vozinha cá dentro continua a insistir no cherokee... contra tudo e contra todos, entre a teimosia e o impulso...

Quanto aos dedos entalados, "ambas as duas" portas são de certeza mais pesadas que a do C3 que me vitimou... terei de ter um cuidado extra porque qq uma delas me teria amputado meio braço em lugar de uma simples fractura da falange... ;)

IM disse...

Pronto,parece-me que estás relativamente decidido...também se estiveres disposto a trocar de carro muito em breve, também não há problema caso não te dês com o Cherokee...e um Range Rover, não? Jipe por jipe eu cá prefiro ainda assim o Range Rover...mas sabes que já "passei a fase" dos jipes...prefiro as carrinhas...já ando de olho noutra Audi! Já tive vários carros e carrinhas, mas sem dúvida que a Audi é, de longe, a melhor e não conheço quem tenha uma que não diga exactamente o mesmo!!!
Mas achas que o jipe vai evitar " o "ar de tipinho conformado, de pai de família ou de gajo sério"? Hummmmm...acho que não...acho que em qualquer carro vais ficar igual...eheheh...nem sei porquê!

Catarse disse...

Não é que o evite... acho que não era por aí... é mesmo só uma questão de ter mais afinidade com o carro que quero... eheheh! não procurando um ar sério ele também não aparece por acaso ou com um carro...

também olhei para os Range Rover com algum gosto... pode ser que seja uma hipótese se a febre cherokee passar...

Anónimo disse...

Olá Cararse,

Estava a ler o teu texto e parecia que tinha sido escrito por mim. Tb ando à procura de jipe para fazer um TT hard-core ao fim-de-semana. O Cherokee é muito bom mas tem um problema. Os motores diesel anteriores a 2002 dão imensos problemas (isto dito por um grande amigo meu que trabalha no importador da marca). Agora tb ando à procura de um pajero mas tudo o que vejo está muito coçado.

Boa sorte na busca.

Miguel Martins

Catarse disse...

Aaaarrrrrggggggghhhhhhh.... tou ainda mais triste... agora é informação directa do importador (obrigado Miguel) que chega para ajudar a razão... a emoção está encurralada... e não gosta disso... revolta-se, insurge-se, reclama e se mais não puder fazer amua...

Porquê Jeep, porquê? Fazerem um carro assim tão bonito e depois esquecerem-se que aquilo foi feito para andar...

Aaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrggggggggggggggghhhhhhhhhhhhhhh..... Nãããããããããããããããããõooooooooooo.....

Bom, agora que já esperneei um pouco vou voltar ao trabalho... até já....

estejam à vontade para dizerem que têm um cherokee há mil anos com um milhão de kms e que nem sequer lhe trocam o óleo...

Anónimo disse...

Era mesmo isso que ia dizer: tenho um Cherokee lindo, fiável, robusto, assim um carro de macho, daqueles que não engana, feito para durar uma vida e para fazer um vida durar feliz, acompanha-me para todo o lado e nunca me deixou mal... A Chita adora andar nele! A Jane... a Jane ainda gritou antes de lhe acertar com a grelha... foi um duelo e pêras... 2 toneladas embaladas a 150Kms/h contra 50 kgs quase parados (quando me viu ao volante, virou costas e correu)... bom, é fazer a conta (p=mv)...

Tarzan, o Cherokee (o índio)

Catarse disse...

Volta para a liana que gasta menos, Tarzan...

Recebi uma mensagem pró-ecológica que me chamava a atenção para o excesso dos SUVs e jipes... mais um ponto contra... :(((

Cherokeeiros! Vamos! Agora é a altura antes que mude para uma caca domesticada qualquer dessas que anda por aí ao pontapé...

Anónimo disse...

Não compres um jipe. Gastam mais (olha o aquecimento global - que raio de mundo queres deixar para os teus filhos?), um par de pneus (e.g.) custa um dinheirão, são menos confortáveis, os que andam alguma coisa deixam de ser jipes, fazem uma barulheira, vais mete-lo na terra duas vezes por ano (se tanto) e vais partir alguma coisa que te vai custar outro dinheirão. Alguns são classe 2 na autoestrada.

Compra um carro!!! Há deles bem bonitos... E podes ouvir CDs sem sobreposição de motor. São mais seguros, económicos, aerodinâmicos, confortáveis, e as carrinhas têm maior capacidade de mala que os jipes curtos (que normalmente têm malas bem pequenas). Podes dar pequenos toques nos para-choques dos outros carros (que estarão à mesma altura) sem ter de pagar outro dinheirão. Só vantagens!

Se ainda assim quiseres o jipe pensa num Range Rover (é mais bonito que o cherokee e dá-te um ar de latifundiário que não te deve ficar mal).

Mas vais-te arrepender...

Fong

P.S. - Vou pensar num carro que não seja a jacto e mesmo assim te possa agradar.

Anónimo disse...

Olha este:

http://www.youtube.com/watch?v=WaWoo82zNUA

Fong

Catarse disse...

Ora aí está mais um input precioso que agradeço... (vou ver em casa que o panda não curte o tube...)

bom, acho que a ideia do cherokee naufragou mais rapidamente que o Titanic... chuinf...

será agora a vez da do jipe ir atrás? (essa do mundo para os filhos tocou-me imenso porque pelo andar da carruagem ainda vão ser uns anitos a poluir até lá...)

gostei dessa do ar de latifundiário no Range (2o voto hoje)! Ainda outro dia me disseram que estava com ar de forcado da moita (o que, na dúvida, entendi como um elogio) pelo que se calhar liga bem...

Outra hipótese que me lançaram e que muito me agradaria também era a de um Mini (BMW) ou do TT (Audi), o meu eterno favorito, ambos pelo look retro, mas são ambos um pouco mais caros...

Xiiii... tá difícil... escolhas escolhas...

Anónimo disse...

Bem que me lixaste, Tarzan.

Chita

IM disse...

Eu voto no Range (para ser jipe) ou numa Audi (para carrinha). Mas sabes que hoje (e tenho andado a pensar nessa dos carros ...eheheheh)vi uma outra hipótese (entre aspas, calha bem! Não interessa nada do que eu estou para aqui a dizer, mas como disseste para a malta se sentir free para palpitar, pois levei a sério!!!)que é uma carrinha de que gosto muito: a Volvo. Muito bonita, embora para o clássico e já vi que gostas de coisas mais radicais...eheheheheh...uma carrinha é um investimento no futuro, quando te vires a braços com uma minúscula mala tua e 7 ou 8 malas da criançada, mais as bicicletas, os triciclos, os sacos com a tralha da praia, as pranchas de bodyboard, os esterelizadores, sacos de fraldas, camas de viagem, carrinhos de passeio, bolas de praia e muita, muita paciência para as birras!!!! ahahahahahahahah...nessa altura vais ver como dá jeito uma Audi!!!!
Assustei-te? eheheheeh...ahahahahahah....

Catarse disse...

De maneira nenhuma. Seria certamente um pensamento reconfortante, o de andar de um lado para o outro com as tralhas dos putos... ahhh... só de pensar nisso começo a encarar fortemente a hipótese da carrinha... será que os putos já estão incluídos como extras? posso escolher? xxxiiiii... não encontro nenhum modelo com putos incluídos... bom, acho que vou ter que arranjar primeiro os miúdos e depois ver isso da carrinha... porque para já só sobrinha! ;) Até lá acho que vou escolher outra coisa qualquer... tipo o Atom que estava no filminho do tube. Muito bom! E com o extra de teres liftings faciais de borla!

IM disse...

ahahahahahh...aahahahah...está certo, então...quanto a miúdos incluídos nas carrinhas não há, mas pensa que nem sempre aquilo que vem incluido é sempre o melhor...há muita contrafacção, diga-se de passagem...ehehehhe...quanto às escolhas de carros, olha, opta por uma ambulância...dá sempre jeito e dá para levar muita tralha!!!!! ehehehe

Anónimo disse...

A liana é um meio de transporte ecológico, durável, seguro e fiável! Depois quando parares na estrada deserta chama o Tarzan para te ajudar, não te esqueças. Só se for para te cuspir um caroço de azeitona lá de cima...
----------------------------------
Reclama, reclama que voltas já para a selva a pé, macaca!

Ohohohohohohohohohohooooooooooooooo
Tarzan