terça-feira, setembro 04, 2007

Espectativas, desilusões e surpresas...

Apesar do enorme esforço que todos pomos para ter os pés no chão, é impossível conter a imaginação que nos leva a criar expectativas, sonhos e ambições. Algumas mais fáceis de concretizar, outras nem por isso. E é das segundas que nascem as desilusões, a tristeza de não conseguirmos o que queríamos quando já só pensamos nisso como um dado adquirido. Voar alto demais, já dizia a fábula de Ícaro, acarreta graves consequências (vulgo esparramarmo-nos no chão) mas, para mim, pior será sempre não sonhar, não querer, não voar... É quase como calçar uns sapatinhos de cimento, vestir um sobretudo de pinho e saltar para o rio. Nem se trata de ambição desmedida ou de objectivos completamente loucos e irrealizáveis, tipo ser o Rei de Copas ou ir aos Jogos Olímpicos pela selecção nacional de berlinde em terra batida, mas apenas de lutar por algo um nadinha além do horizonte. E se não pusermos tudo nessa luta de que vale tentar? A desilusão é o pior que nos aguarda no final desse caminho. Vá, seja, às vezes também podemos acabar tristes, endividados, estropiados, deprimidos, loucos, mortos ou todas as anteriores e mais ainda. Mas, no outro trilho, naquele que se contenta com o que está perto, fica o peso de não saber o que é o doce sabor do sucesso que parecia impossível, de não conhecer a alegria da conquista do objectivo desejado, fica uma vida amorfa e sensaborona. E para sair do poço onde a derrota nos deixa por vezes, nada melhor que a insustentável leveza do ser e embarcar noutros sonhos que nos fazem subir de novo para as nuvens! If at first you don't succeed, try and try again... ou numa versão cínico-psicótica, que não me desagrada de todo, "If at first you don't succeed...Go postal and shoot the crap outta everything!" AHAHAHAHAHAHAH... BANG BANG BANG BANG!!

E para banda sonora (há para aí malta que já escreveu músicas para tudo o que é situações... tipo a Vonda Sheppard da Allie McBeal que, apesar de ainda não ter encontrado, é bem capaz de já ter escrito uma cançoneta para aqueles dias em que acordamos ensonados, batemos com o dedo mindinho do pé esquerdo na esquina da cama, o esquentador falha e só dá àgua fria, o carro não pega, tudo isto com um refrão enternecedor sobre a prosaicidade da vida do dia-a-dia acompanhado ao piano):


Smiths - Please, Please, Please, Let Me Get What I Want


Good times for a change
See, the luck I've had

Can make a good man

Turn bad

So please please please
Let me, let me, let me
Let me get what I want
This time
Haven't had a dream in a long time

See, the life I've had

Can make a good man bad

So for once in my life
Let me get what I want

Lord knows, it would be the first time Lord knows, it would be the first time


Ou então esta, um pouco mais down:

Cure - To Wish Impossible Things



Remember how it used to be
When the sun would fill up the sky
Remember how we used to feel
Those days would never end
Those days would never end

Remember how it used to be
When the stars would fill the sky
Remember how we used to dream
Those nights would never end
Those nights would never end

It was the sweetness of your skin
It was the hope of all we might have been
That fills me with the hope to wish
Impossible things

But now the sun shines cold
And all the sky is grey
The stars are dimmed by clouds and tears
And all I wish
Is gone away
All I wish
Is gone away

All I wish
Is gone away

4 comentários:

IM disse...

Música fantástica...The Cure...grande, grande banda...

IM disse...

Desta vez foi em cheio...Cure e Smiths são as bandas que mais marcaram a minha adolescência e...enfim...!

É assim...tens razão. Eu acho que é mesmo preciso persistir dentro dos limites do razoável...eu também sou muito teimosa e olho sempre além, um pouco, do horizonte...o preço, enfim, o preço nem sempre é barato, mas vale pelo desafio...
(e já estou atrasaaaaadddda...que sorte a tua, ou eu nescreveri aqui um texto de metro com mais duas ou três músicas...ehehehe...safaste-te....)
IM

IM disse...

"nescreveri" é um neologismo de cariz freudiano que quer dizer "escreveria"!!!! eheheheh

Catarse disse...

Por momentos pensei que era sanscrito...

Cure e Smiths são óbvias referências mesmo para quem não nasceu na década de 70... ui, isto assim soa mesmo retro...

olhando outra vez para o texto, principalmente para a parte do "go postal", expressão deliciosa, vejo que a suposta gargalhada pseudo satanica à lá Newman não resultou assim muito bem... mesmo acompanhada pelos onomatopaicos disparos ficticios... preciso melhorar os efeitos especiais.