segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Xeque ao cardeal?

O referendo ao aborto transformou-se num referendo para saber se a Igreja Católica ainda tem algum poder na sociedade portuguesa, para além do económico.
Dia 11 ficaremos a saber.

7 comentários:

clarisca disse...

O poder da Igreja não se medirá com o resultado de dia 11. Isso só aconteceria se se acreditasse que todos os católicos constituem uma massa acrítica. E, mesmo aí, medir-se-ia quantas pessoas é que ainda frequentam algumas igrejas.
As generalizações, sabes bem, são tão perigosas...

artur disse...

Recebi hoje em casa uma folha A3 da "Fátima Network" (www.fatima.org) em cujo cabeçalho se pode ler 'A vida concebida jamais será vencida - Carta aberta ao povo português sobre o referendo de 11 de Fevereiro - o dever dos católicos é votar "Não"!'
No texto lêem-se pérolas como "Nós somos os legisladores a quem Deus pedirá contas"; 'Está nas nossas mãos proteger as vidas inocentes por nascer. E ai de quem votar "para atraiçoá-las às mãos de médicos ou de outras"'; "NÃO! Em nome de Deus"; "Bom povo português, não vos deixeis enganar! Este referendo é uma batalha pela alma de Portugal"; "Povo português, não atraiçoeis a Virgem Santíssima! Votai como Ela gostaria que votásseis".
A folha termina com o apelo "Se estiver interessado em colaborar neste projecto para ajudar Nossa Senhora de Fátima e defender a Fé Católica em Portugal, queira contactar connosco para o seguinte endereço:"

Se os católicos são ou não uma massa acrítica... não generalizo. Uns são acríticos e votarão não. Outros são críticos e votarão sim ou não de acordo com a sua consciência. As generalizações são perigosas mas são aquilo que fazemos todos os dias, a quase todas as horas.

Generalizar é o que fazem os que querem criminalizar, por exemplo, quem toma uma decisão de abortar em condições de dificuldade que muitos outros nem conseguem imaginar.

Eu não acho que deva ser eu a decidir se uma mulher pode abortar livremente ou não. Por isso, abstenho-me.

Mas a mensagem do post era de que a Igreja Católica está a trasnformar este referendo num referendo à sua influência(e o papel da fatima.org é apenas mais uma prova disso mesmo).

Nesse sentido, o referendo de dia 11 será indicativo da inflência que a Igreja Católica tem na sociedade portuguesa.

clarisca disse...

Estamos a manipular argumentos: esse fatima.org não é tutelado pela Igreja Católica. É uma associação, como diria o outro, "da responsabilidade exclusiva dos seus responsáveis". Pelo que não pode servir como exemplo. Diz-me tu: dos católicos que conheces, quantos vão votar não por causa da influência da Igreja Católica? Não poderemos generalizar, dir-me-ás, se calhar. Pois, é o que eu acho.

artur disse...

A minha resposta seria uma generalização: em geral, acho que sim.

Anónimo disse...

E se o Sim ganhar?

Ficaremos a saber que os comunas ainda mexem?

artur disse...

Eu acho que ganhará abstenção.

Catarse disse...

http://abandeiravermelha.blogs.sapo.pt/40885.html