segunda-feira, novembro 17, 2003

Era um bilhete e uns caracóis, se faz favor.

Este Portugal tem contradições deliciosas. Certas contradições são assim como certos petiscos. São acres como uma salada de polvo, saborosas como pão de alho e ás vezes cretinas como cogumelos aporcalhados. A contradição que se segue será servida num pires de salada algarvia.
Qualquer português normal se quiser viajar de Lisboa para o Porto tem de pagar. Tem de pagar a gasolina ou o bilhete de camioneta ou de comboio. Se viajar de comboio o Português normal tem duas hipóteses, ou vai em primeira classe ou em segunda. Se for em primeira, pagará mais que se for em segunda. Assim, podemos concluir sem dificuldade, que as pessoas que viajam em primeira classe no Alfa pagaram mais que as que viajam em segunda? Certo? Errado.
A maioria dos passageiros que viaja em primeira classe no alfa não pagou bilhete. Os bilhetes de primeira classe não se compram, levantam-se. Isso mesmo. Chega-se à bilheteira da C.P. e apresenta-se uma guia de marcha passada por algum serviço do estado. E não são poucos os organismos do estado que facultam aos seus mais altos funcionários estas guias de marcha que permitem andar de borla de comboio. Eles são juízes, policias e quadros superiores dos vários ministérios.
- Era um palito se faz favor!

Sem comentários: