sexta-feira, abril 30, 2004

Um homem feliz

Já muitos comentadores o disseram. Não é novidade. O nosso Presidente, Jorge Sampaio, tem um discurso muito mais empolgante quando fala em inglês. Ao contrário dos seus discursos em português, que têm um efeito só comparável ao de dois lexotans 3, o discurso em inglês sai-lhe escorreito, interessante, vivo.

Hoje ouvi na TSF parte de uma entrevista de Sampaio a uma televisão americana, em que após algumas boas ideias alinhavadas sobre o alargamento da Comunidade Europeia e sobre a história recente da Europa, o Presidente rematou em grande afirmando: "Sou um homem feliz".

"Sou um homem feliz" é frase que dita em português, com a convicção com que foi dita em inglês, num país em que os políticos parecem não saber se terão primeiro o enfarte ou a depressão, faria crescer o PIB uns 0,2 ou 0,3% (mesmo que o INE não desse por isso).

E o discurso fez-me ter a certeza de que um dos problemas do país (ainda que não tão decisivo como a corrupção, a vigarice e a mediocridade dos que estão no poder) é esta língua maquiavélica, de som triste e de mais excepções que regras, que é plena de recursos, mas não se entrega totalmente a ninguém. Um dos problemas é (aproveitando as palavras de António Nobre) esta língua triste, triste, a cuja influência a nossa alma não resiste.

Sem comentários: