sexta-feira, janeiro 16, 2004

Queima 2004

Os estudantes da universidade de Coimbra perderam uma bela oportunidade de demonstrarem que estavam comprometidos com a defesa do ensino superior. Ao derrotarem em votação a proposta de não realização da queima das fitas tornaram claro que para muitos a luta contra as propinas não é mais que um ritual de iniciação ao mundo mítico do estudante revolucionário.

Durante estes longos anos de lutas contra as propinas houve vencedores e vencidos. Os vencedores foram muitos dos dirigentes associativos que se promoveram nos aparelhos partidários à custa das manifestações. Os vencidos são os pensam que o ensino universitário deve ser universal, de qualidade e gratuito.

A maioria dos alunos universitários quer simplesmente tirar o curso que os pais não puderam tirar; e por isso, porque se consideram privilegiados em comparação com os seus pais, estão dispostos a aguentar o que for preciso.

Depois deste post duvido que volte a escrever sobre as propinas, para mim passou a um facto consumado e por culpa dos estudantes. E já agora boa latada, boas praxes, boas viagens de fim de curso, bons copianços, e claro uma excelente queima das fitas 2004.

Sem comentários: