terça-feira, janeiro 13, 2004

desconfiar da justiça para que se faça justiça

Para que se faça justiça é necessário ser desconfiado da justiça. Só um cidadão desconfiado, com o pé atrás e com a pulga atrás de orelha pode garantir que se tiver o azar de ser alvo de uma injustiça, consegue que se faça justiça.

Não se pode confiar na justiça. Não se pode confiar que os tribunais têm as moradas correctas, não se pode confiar que a administração fiscal tem todos os documentos que nos garantem uma isenção, não se pode assumir que tudo corre bem com a devolução de I.V.A ou reembolsos de impostos. Não! É necessário andar em cima dos processos que nos dizem respeito, é necessário sermos nós a ter a certeza que está tudo conforme a lei, nós, cidadãos. Por isso é que é necessário desconfiar sempre da justiça. Desconfiar da justiça é condição para garantir que se faz justiça.

O que disse para a justiça serve na verdade para qualquer burocracia. Qualquer burocracia que se preze tem como essência a criação de regras que servem para alienar os cidadãos que com ela são obrigados a contactar.

Sem comentários: