segunda-feira, janeiro 19, 2004

o que é a arte?

O post que está em baixo é uma citação de um compositor ainda vivo e que perspectivou os ataques do 11 de Setembro como um grandioso momento de arte. Por causa disso o compositor viu os seus concertos cancelados e os apoios retirados. Em seguida, veio esclarecer o sentido das suas palavras, dizendo que de forma alguma apoiava os ataques e que condenava o terrorismo.

Hoje ainda não se pode falar do 11 de Setembro sem ser para o condenar. Qualquer pessoa que o tende discutir será logo acusada de defender o terrorismo, pactuar com a violência e querer o fim da civilização ocidental.

Hoje ainda não se pode falar do holocausto judeu ( sim, porque houve outros), porque se o tentamos discutir somos logo nazis, anti-semitas e sanguinários. Há assim certos assuntos tabu que só admitem um certo discurso. Talvez só daqui a muitos anos se possa verdadeiramente discutir estes assuntos. O que me leva ao ponto onde quero chegar. A verdade é que quando se puder discutir esses factos, o individuo pode já não existir, e assim nunca os irá discutir. As palavras do músico, colocam a questão: será que um dia alguém vai pensar nos ataques de 11 de Setembro como um momento artístico?

Sem comentários: