sexta-feira, dezembro 07, 2007

Doação de medula óssea e spam

Na sequência de um email recente pedindo ajuda para uma situação delicada, transplante de medula para tratamento de leucemia de uma pessoa conhecida, gerou-se alguma controvérsia sobre dois temas: o processo de doação propriamente dito e o envio indescriminado (e veracidade) de emails deste género.

Sobre a primeira parte fica abaixo o esclarecimento possível que constava do email.

Sobre a segunda parte, não percebo a não utilização do campo BCC (Blind Carbon Copy). Eu não quero o meu email divulgado ad eternum pela net para receber milhares de mails da caca e, se vão mesmo mandar mails para uma infindável lista de emails ao mesmo tempo para fins indiscriminados (detesto, abomino quase todas as correntes, ofertas de telemóveis e tralha do género - são sinónimo de falta de sentido crítico e bom senso), usem essa característica muito útil presente em qualquer email ou programa de gestão de emails - BCC rules! E sim, a maior parte das vezes a menina doente ou o menino desaparecido não existem (por muito ternurentos que sejam) e fazem parte de esquemas para colher endereços de email para spam. Segue o esclarecimento da colheita de medula, tema a que, seja para quem for, não poderia ficar indiferente. E já que falo nisso, tenho mesmo de ir dar sangue.

Serve o presente texto tambem para desmistificar ideias preconcebidas sobre a doacao de medula ossea. Actualmente, existem dois processos de colheita:

1) Atraves de celulas progenitoras do sangue periferico: o sangue vindo da veia do dador circula atraves de um aparelho chamado separador celular que remove apenas as celulas necessarias para o transplante, devolvendo as restantes ao dador.

2) Colheita a partir da medula ossea: celulas progenitoras são colhidas no interior dos ossos pélvicos, requer anestesia e uma breve hospitalizacao. O dador pode sempre optar pela forma de colheita, e em qualquer momento tem a oportunidade de continuar ou desistir.

PARA SER DADOR BASTA: Ter entre 18 e 45 anos; Ser saudavel; Ter peso minimo de 50 Kg; Nunca ter recebido uma transfusao de sangue.

LISTA de LOCAIS onde o leitor se pode dirigir para se registar como DADOR:

CENTROS de HISTOCOMPATIBILIDADE: Centro de Histocompatibilidade do SUL: Alameda das Linhas de Torres, 117, 1769-001 Lisboa; Tel.: 217504100. Centro de Histocompatibilidade do CENTRO: Praceta Prof. Mota Pinto, 3001-301 Coimbra (junto aos HUC); Tel.: 239 480700. Centro de Histocompatibilidade do NORTE: Pavilhao "Maria Fernanda", Rua Roberto Frias, 4200-467 Porto; Tel.: 225573470.

SERVICOS de SANGUE dos seguintes HOSPITAIS: IPO de Lisboa; D. Estefania; Amadora-Sintra; Barreiro; Torres Novas; Abrantes; Tomar; Beja; Elvas; Evora; Faro; Portimao; Portalegre; Litoral Alentejano; Vila Franca de Xira; Funchal; Ponta Delgada; Horta.

CENTROS de SAUDE: Mafra; Coruche; Vila do Porto; Sta. Cruz das Flores; Madalena; Velas; Sta. Cruz da Graciosa; Calheta; Ribeira Grande.

No entanto, quando seja possivel reunir mais de 50 dadores, existe ainda a hipotese de deslocação de tecnicos a localidades e instituicoes.

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que muitas vezes (a maior parte das vezes) recebemos emails que não são verídicos... e por causa disso, até contactei o Hospital D. Estefania para confirmar a veracidade de um apelo, que chegou via email. Afinal, o apelo era verdadeiro. Logo, independentemente de ser ou não verdade, devemos estar disponíveis para ajudar o próximo. Devido a alguns emails que recebo, comecei a ter mais percepção do desespero de algumas pessoas, e, por isso, vou começar a ajudar!

Anónimo disse...

Good fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.