segunda-feira, agosto 27, 2007

O que se encontra pela internet quando se navega às cegas...

Os conteúdos da internet nunca deixam de me espantar... aparentemente há malta com imenso tempo livre nas mãos e os interesses mais inacreditáveis... acho bem até porque, na maioria das vezes, os resultados são engraçados e divertidos de ler. E o fervor e empenho que põem naquilo é fabuloso. Esta foi uma das últimas que encontrei acidentalmente ao procurar um artigo que queria ler e pôr aqui.

Gosto especialmente da epidemiologia e ecologia da comunidade vampírica que é discutida no estudo e nos comentários. Lindo! Vale muito a pena...

Mas a coisa melhora e agora entra em campos bem mais interessantes ainda que menos lúdicos. Um estudo demonstrou que os ratos possuem capacidades metacognitivas. Pensam sobre pensar. Mais especificamente, os ratos sabem que não sabem algo. É de ler. Esse e o dos polvos e o dos papagaios.

E, como me estou a sentir generoso, aqui fica um, outro e outro especialmente sumarentos sobre a origem/essência do Universo (uma pequena provocação admito)...

E finalmente aquele que queria mesmo encontrar! O universo existe apenas porque olhamos para ele! A derradeira necessidade de protagonismo! A elegância máxima da existência! Magnífico! Brilhante! Brutal! O artigo é verdadeiramente interessante e a teoria é genial mas é tãããããão difícil resistir à tentação de a avacalhar que tenho mesmo de o fazer. Afinal a árvore que cai sozinha na floresta não só não faz som como nem sequer existe... E aquela malta que fecha os olhos para não ser vista sempre tem alguma razão!! Se calhar a dor de cabeça com que fiquei depois de ler isto tudo só existe porque a Bayer inventou a aspirina que vou tomar agora... sacanas!

3 comentários:

IM disse...

Há as coisas mais inimagináveis publicadas por aí, à mão de qualquer incauto. Todavia, e apesar de bastante exagero e fantasia há muitos aspectos curiosos e alguns coms alguma sustentabilidade científica que estão em pleno desenvolvimento (como a questão da inteligência dos animais...por exemplo os polvos, de que fala um dos artigo, têm de facto vindo a ser ojecto de vários estudos que têm chegado a conclusões curiosas). E por mais absurdas que sejam as discussões sobre assuntos "certos", nunca é demais pensar que a história está feita de teorias absurdas, impensáveis, fantasiosas e descabidas para a época em que surgiram e que se vieram a revelar verdades, ou bons pontos de partida num universo científico e ideológico bem mais desenvolvido...
Nós rimo-nos agora com toda essa parvalheira que pulula por aí escrita, mas...e se um dia a parvalheira estiver antes nas nossas gargalhadas de hoje?

Catarse disse...

Neste apanhado incluí o dos vampiros pela aplicação de conhecimentos científicos à ficção, os dos animais porque li há pouco tempo um eco-thriller (the swarm) que falava sobre inteligência animal muito engraçado, os da origem do universo por pura provocação (fundamentada - gostei especialmente do da estatística) ainda dentro do tema do ateísmo... mas a piéce de resistence é o último: mecânica quântica e cosmogonia, uma abordagem à teoria do tudo, aquela que um dia vai explicar (se conseguirmos compreender a resposta) a essência do universo. Quando a li pela primeira vez achei-a, como ainda hoje acho, uma das mais elegantes abordagens ao tema. A sua fundamentação está ainda longe mas, assim como a teoria das supercordas o foi na altura em que estava na "moda", é impossível negar que nos aproximamos, pela física, de respostas a perguntas eminentemente filosóficas (e basta ler os textos que acompanham estes artigos para reconhecer uma mudança de jargão do estritamente científico para algo mais esotérico), sinal que as àreas do conhecimento se estão a aproximar, que está a acabar a era da estanquicidade/especificidade e a começar a era da interdisciplinaridade e da unificação.

IM disse...

Sim, o que só vem reforçar, uma vez mais a importância da Filosofia em tudo isso...é inegável que todas as áreas do saber cada vez mais comungam de aspectos comuns e que só lucram com a interdisciplinaridade...não consigo conceber a Filosofia sem a Física e sem a Matemática (áreas que adoro e das quais "abdiquei" pelo facto de o sistema de ensino me obrigar a fazê-lo para me dedicar à Filosfia...absurdo, não? Estudei por conta própria, nomeadamente, a Física...)para já não falar da Biologia, área fascinante!!!
Mas olha, a dos vampiros está demais...