quinta-feira, agosto 23, 2007

Ateísmo Racional: Está na moda mas...

Um artigo recente que me abstenho de reproduzir aqui na íntegra porque não me apetece, dá um ponto de vista engraçado sobre esta nova "religião" que tantos professam ultimamente... Mas como para tudo há prós e contras aqui ficam alguns argumentos contra esta postura, que pessoalmente considero algo cínica, negativista e, pior que tudo o resto, desprovida de imaginação. Acrescento desde já que longe vão os tempos em que professava activamente qualquer tipo de fé, preferindo por agora manter as minhas crenças fora dos círculos da religião organizada, na qual, realmente, pouco vejo de útil na forma como está nos dias de hoje, pasto de intrigas, lutas de poder, ostentação de fausto e riqueza, cheia de vícios, interesses e segredos obscuros, presa a tradições ultrapassadas e desajustada da realidade em que vivemos actualmente. Daí até duvidar de tudo, confundindo a organização com as noções teológicas subjacentes, ou acreditar apenas no acaso ou na estatística vai um grande passo que não consigo dar. Sabendo que há limites (alguns bastante fáceis de constatar) para a actual sabedoria ou alcance da visão humana, não me é nada difícil aceitar planos superiores de existência, conhecimento e consciência ou superiores motivos para as coisas serem como são... Para além do conforto mental que tal ideia comporta, e cuja necessidade estabilizadora para a civilização me parece evidente embora irrelevante em termos da argumentação em causa, a beleza elegante perceptível em alguns pormenores do universo em que vivemos faz com que seja, pelo menos para mim, complicado aceitar a noção de um universo à deriva...

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que assim pensas, meu filho. Caso contrário teria que te fulminar.

(Ass: Deus, herself)

IM disse...

Já "discutimos" isso aqui...e a negação da existência de Deus não implica de modo algum a consideração de que o universo anda à deriva!...Se leres com a deida atenção o Dawkins apercebes-te de que há bons motivos para sustentar que Deus não existe..."O Relojoeiro Cego", por exemplo, permite sustentar um universo sem Deus...e eu sou agnóstica tão somente. Simpatizo muito com a argumentação do RD que considero de uma clareza e de uma simplicidade extraordinárias...

Anónimo disse...

Outra vez este bug do programa? Pensei que tinha tratado de ti com o programa do Nietzche... e agora parece ter adoptado uma variante anti-macho-dominante-catolicista...

Tarzan, o Arquitecto desta Matrix

Catarse disse...

É um retorno a uma questão... apeteceu-me... seja como for, como em qualquer boa argumentação sobre um tema controverso, há sempre bons argumentos, sólidos e racionais, em ambos os lados.

Vale pela gozo da troca de argumentos...

Anónimo disse...

Até a Madre Teresa...

http://www.cbsnews.com/stories/2007/08/23/eveningnews/main3199062.shtml

Fong