quinta-feira, agosto 30, 2007

Inland Empire

Fui ver isto ontem ao Nimas e:
- Percebi a ideia do entrelaçar da ficção e da realidade;
- Percebi a ideia do entrelaçar do filme antigo e do novo;
- Percebi a ideia da confusão entre a vida da actriz e a vida da personagem;
- Percebi a ideia das alusões à vida de Hollywood, drogas, prostituição (no sentido lato e estrito da carreira de actriz), fidelidade e ao binómio dinheiro/felicidade;
- Percebi a ideia das narrativas circulares e cruzadas;
- Percebi a ideia do entrelaçar do papel de espectador e do papel de actor...

Depois do filme acabar (as três horas dele):
- Percebi que a minha capacidade de concentração e compreensão foram esticadas para além do razoável, ainda mais depois de um dia de trabalho;
- Percebi que se calhar não percebi nada;
- Percebi que há dias melhores que outros para ir ao cinema ver coisas destas...

Em jeito de balanço final:
- a Laura Dern é realmente uma actriz do cacete;
- o David Lynch deve ser um tipo bastante perturbado ou genial ou, mais provavelmente, genial e perturbado;
- a banda sonora é agradável, com destaque para a última música que postarei por aqui quando a encontrar;
- o próximo filme que vou ver terá de ser um pouco mais do tipo "Simpsons" ou "The Host"...

6 comentários:

artur disse...

Se tivesses ficado a ver o SLB nada disso te teria acontecido!

Catarse disse...

Já tenho visto jogos do SLB igualmente incompreensíveis... eheheh

SR disse...

É por essas e por outras que eu risquei o Lynch da minha lista. Respeito quem gosta e ainda se dá ao trabalho de ir ver, sim senhores, mas comigo não contem mais! Ou eu sou um cepo, ou os argumentos do senhor são demasiado à frente (ou as duas coisas).

IM disse...

Pois...eu cá gosto muuuiiito do D.Lynch , mas tb começo a perder a "capacidade" de "apanhar" os enredos...e ele é perturbado e genial (ninguém é genial se não for perturbado, mas o inverso já é falso...) e eu gosto de pessoas perturbadas quando são geniais, por isso...
Agora se calhar, ir ver um filme do Lynch depois de um dia de trabalho só pode ser perturbador....se bem que é sempre uma ideia genial...ehehehehe
(vai ver "Um dia de Surf"...eheheheh...dormes uma soneca e até ficas melhor ao fim do dia de trabalho!!!)

Catarse disse...

até gosto dos filmes dele pela marcada diferença, pelos personagens mirabolantes, pelo trabalho que dão a digerir, pela imaginação delirante mas fico um pouco indeciso se me dão a sensação de um burro a olhar para um palácio ou se estão a fazer de mim parvo... depende do filme e depende do dia em que o vir... certo é que tão cedo não vejo outro sob pena de dar por mim no meio de um pinhal ao luar a falar sobre sapos que cantam com um anão vestido de veludo lilás dentro de um armário ao som de transvision vamp...

IM disse...

...pois eu cá acho que ficavas muito bem no meio de um pinhal ao luar...se fosse já aqui à frente de casa ainda te atiçava o Mikas que não suporta pessoal suspeito na escuridão!....ahhhha..."Mikas, agarra!!!!"...eheheheheh