Guerra em Portugal
Enquanto, nas televisões e nas rádios lusas, uma laranja podre e um cunami co-incinerado fingem guerrear para arranjar tachos para os seus amigos, uma verdadeira guerra, que pode ser importante para nós, acontece nas lojas da Sonae Distribuição.
Depois de quase duas décadas em escandaloso acordo (tácito ou não) com os seus fornecedores a surpresa pode agora ser vista nas prateleiras (ou nos lineares, como eles gostam de lhes chamar) dos Modelos e Continentes do país.
Até há pouco tempo o acordo era simples e lucrativo. Os fornecedores faziam volume na Sonae e faziam margem nas restantes lojas. Ganhava a Sonae, ganhavam os fornecedores, as restantes lojas iam sobrevivendo e lixava-se o consumidor, que tinha por cá preços de supermercado altíssimos, apesar dos salários ridículos dos funcionários dos supers e hipers.
Mas a crise chegou e, com ela, as lojas de desconto que se poderiam ter transformado em sítios parolos a que ninguém iria, transformaram-se em locais de culto.
A Sonae parece ter percebido isso e depois dos joguinhos do talão de desconto para os combustíveis, avançou decidida para a venda de produtos sem intermediário.
Nas lojas Modelo e Continente podemos encontrar, de há uns meses para cá e cada vez mais, produtos de marcas como "Sol", "Tal" ou "é". Produtos sem campanhas de publicidade, mas colocados em posições privilegiadas nas lojas. Produtos de boa qualidade por cerca de 60% do preço dos produtos das outras marcas.
Custos de marketing perto de zero e compras directamente ao produtor permitem certamente à Sonae manter as suas margens, vendendo ainda mais barato que as lojas de desconto.
Assim sendo, quem perde o comboio são os fornecedores. Vamos ver como reagem estes... Esperarão serenos por dias melhores ou vão partir para a guerra vendendo mais caro à Sonae e mais barato aos restantes?
A nós, resta-nos seguir na onda e aproveitar os preços mais baixos. Desta guerra poderá sair algo de bom para nós. Algo que a Autoridade da Concorrência parece incapaz de fazer...
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