quinta-feira, janeiro 20, 2005

Encaixes

Sou uma peça de um puzzle que tem mais 2999 iguais a mim. Faz agora semana um rapaz abriu a caixa que dizia "Guernica, 3000 peças" e nos espalhou a todas em cima de uma mesa grande. E ainda cá estamos. Sou uma peça preta, toda preta, de ali de ao pé da pata do touro. Na fábrica, depois de nos terem cortado e separado, perdi de vista as quatro peças em que eu encaixo - tenho duas linguetas e dois buraquinhos. Tenho medo de nunca mais as reencontrar...
Estamos aqui há dias, e nada. Duvido que este tipo nos consiga juntar. Acho que já nem mesmo o Senhor que nos desenhou, mandou cortar e separar, saberia a que sítio pertenço eu.



Há mais 600 todas pretinhas, iguaizinhas a mim! A maior parte delas também com dois buraquinhos e duas linguetas... Brancas são outras tantas, e cinzentas nem se fala... Umas dezenas têm linhas e círculos e por isso estão já a ser postas junto ao seu sítio provável. Mas nós estamos separadas por caixas, com outras iguais a nós...
Preciso de quatro peças: duas que encaixam em mim, duas em que eu encaixo. E não as encontro. A noite passada enchi-me de coragem e gritei: "Alguém de ao pé da pata do touro?" Mas ninguém me respondeu... Se ao menos eu encaixasse com uma daquelas que tem um lado todo direito, seria mais fácil pôr-me no meu lugar. Mas nem nisso tive sorte... Tenho medo que um dia o rapaz perca a paciência e nos ponha assim - amontoadas em caixas - para dentro de uma gaveta.
Por isso já fiz amizade com outras quatro peças pretas. Duas estão encaixadas nas minhas linguetas e as outras encaixaram-se em mim. Nenhum encaixe é perfeito. Entre mim e cada uma delas fica um espaço. Não sei se se nota muito... Acham que haverá problema por estarmos assim? Acham que podemos ficar juntas? Acham que se nota muito? Acham?

1 comentário:

hs disse...

Muito bom!