quarta-feira, janeiro 24, 2007

Um sapato

Um sapato caminhava rua fora. A seu lado, de tempos a tempos, estava o seu duplo simétrico, ora imóvel ora em movimento pendular. Em redor, outros sapatos vulgares, elegantes ou de salto alto, sapatilhas enérgicas, botas imponentes, sandálias frescas, mocassins ligeiros, socas rígidas, ténis ágeis e chinelos confortáveis calcorreavam pela calçada em ritmo sincopado com os seus pares idênticos e dessíncronos com os restantes. Acontecimentos dignos de nota na comunidade consistiam na sua maioria em pisar pastilha elástica (mau), bola (bom), caca de cão (mau), poça de àgua (depende de ser goretex ou não), pisadela (equivalente a pancadaria), escovadela ou engraxadela (amor e carinho). A espaços, sucedia um momento ímpar de rara poesia quando uns quantos membros do clã do calçado marchavam em uníssono em paradas, na mais pura sintonia rítmica de uma dança ou bailado ou ainda trauteando melodias num sapateado empolgante. Em contraste, não podemos esquecer os momentos de tristeza inenarrável de um par irremediavelmente condenado ao ostracismo do fundo do armário pela súbita alteração do habitat (a moda, essa ferramente darwinista implacável do mundo da alta sapataria, não perdoa) ou a dor profunda sentida quando, apesar de todos os esforços envidados pelo curandeiro-sapateiro, um deles não resistia aos maus tratos inflingidos por uma vida de maus pavimentos e era declarado inapto, arrastando a dupla para o olvido final.

1 comentário:

g. disse...

Sr. do reino dos molhados:
Como, por acaso, tenho uma verdadeira obsessão por sapatos, a pungente história causada por maus pavimentos levou-me definitivamente às lágrimas. Junto-me ao seu movimento e acrescento: Contra a câmara municipal que esquece as nossas calçadas! Contra os ditames da moda, essa facínora que ostraciza o belo modelo da colecção passada! Contra os desalmados pés que deixam os sapatinhos no fundo armário (sujeitos às intempéries e sem gabardina)!
E, já agora,(uma nota positiva) a favor desse vício que é ver montras de sapatos, só pelo puro prazer de os apreciar. O objecto, a cor, a forma, o design... Sim, porque com estes santos pés que alguém me deu, é mesmo só observar de longe. Na grande maioria dos casos, magoam-me aqui, ferem-me acoli...Dá para captar a obsessão?