quinta-feira, dezembro 30, 2004

Adeus 2004: Porque

Chega o fim do ano e acho que é suposto dele fazer o balanço e o resumo. Penso que texto repostaria como "o" do meu ano. Só me vem à cabeça este, que ainda há poucos dias revi aqui ao lado, no Amor e Ócio. Talvez também por isso, mas, de certeza, pelos dois significados que nele consigo ler e pela média que ele me parece indicar, logo a mim que não gosto nada de médias...

Porque

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia Andresen

Até para o ano!

1 comentário:

Genial disse...

É de facto um poema da Sophia, que sendo intemporal, aqdquiriu este ano um relevo particular para quem não se mascara, não tem medo, não se vende e não se cala...
Penso ser essa a razão que levou alguns blogues a relembrá-lo. Porque nós não.