quinta-feira, fevereiro 12, 2004

O sobe e desce do preço da electricidade em Portugal

No dia 20 de Janeiro de 2004, Durão Barroso, na cerimónia de assinatura do acordo fundador do Mercado Ibérico de Electricidade, afirmou, em jeito de promessa, que este novo espaço levaria a uma redução dos preços da electricidade para os consumidores de Portugal.

Ontem, dia 11 de Fevereiro de 2004, o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Eng.º Jorge Vasconcelos, informou quem consome energia em Portugal que, provavelmente, a tendência dos preços, em resultado da constituição desse mercado, será de subida.

Ora acontece que quem define os preços da electricidade para o território nacional é a ERSE e não o Governo. O que significa que o primeiro-ministro meteu o nariz onde não era chamado e ficou agora com ele entalado.

Desta contradição podemos tirar imediatamente três conclusões:

• Os governantes portugueses ainda não aprenderam a respeitar o espaço das Entidades Reguladoras (veja-se também a situação ridícula em que se encontra a Entidade Reguladora da Saúde);

• A vida dos portugueses continuará a ser cada vez mais cara, enquanto os seus salários continuarão, na melhor das hipóteses, a ser os mesmos;

• Ao fim de dois anos de governo, Durão Barroso e Carlos Tavares devem estar a começar a perceber que não será tão fácil como pensavam verem-se livres do Eng.º Vasconcelos. E ainda bem…

Sem comentários: