terça-feira, julho 01, 2003

Il Capo

A Presidência da União Europeia é, a partir de hoje e durante seis meses, da Itália. O facto, por si só, seria já bastante preocupante. A Itália não se sabe governar a si própria, é claro para todos. Dificilmente saberá governar a Europa. Mas pior do que isto é que a face mais visível da Europa será Silvio Berlusconi, o todo poderoso primeiro-ministro italiano, presidente do AC Milan e dono, directa ou indirectamente, de toda a comunicação social italiana. De Berlusconi diz-se que é um mafioso. Provavelmente é verdade. Por duas vezes conquistou o poder em Itália, as duas através de fortíssimas campanhas dos seus canais de televisão. Ainda pior que Berlusconi, pelo menos em termos de discurso público é Bossi, presidente da Liga Norte (movimento de extrema direita) e figura poderosa dentro do governo italiano.
Com dois mentecaptos como Bush e Berlusconi na liderança das duas maiores potências mundiais, os problemas internos de Portugal parecem insignificantes. É o que de melhor retiro desta passagem de testemunho na Europa. Sei que é pouco, mas é o que tenho para vos oferecer hoje.
O encontro destas duas grandes figuras no topo do Mundo faz-me lembrar a primeira cena do filme Abril, de Nanni Moretti (hoje, na prática, o líder da esquerda italiana): numa televisão Berlusconi acaba o seu discurso de vitória. A câmara gira e vemos Moretti, que, com a Mãe ao lado e com um cigarro de trinta centímetros na boca, confessa: “Foi nesse dia que fumei o meu primeiro charro!”

Sem comentários: