quarta-feira, julho 02, 2003

Uma treta pegada

O Ministro Bagão Félix disse hoje “ter um palpite” de que o desemprego já está a baixar em Portugal. Esta questão das estatísticas tem muita piada em Portugal. Toda a gente fala de desemprego, PIB e inflação, por exemplo, como se os números produzidos pelo INE ou pelo Banco de Portugal fossem exactos e absolutamente inquestionáveis. É preciso esclarecer que estes valores que mensalmente são atirados para o público, são construídos através de modelos econométricos, no caso dos dois últimos, sendo o desemprego medido através de variáveis tão incertas e subjectivas que nem vale a pena falar nele.
Só para dar um exemplo, qual é o português que acredita que a inflação em Portugal no último ano foi de cerca de 3,5%? Só mesmo o INE, o Governo e o Banco de Portugal. Todos os outros percebem facilmente que o número rondará os 10%.
Mais ridículo que isto, só o facto de vermos a Ministra das Finanças a discursar longamente sobre o deficit público em percentagem do PIB, discutindo-o à décima, quando o valor do PIB é decidido por um quadro técnico que, perante o seu modelo torce o nariz e diz: “Este valor não me agrada, vou alterar aqui a ponderação desta variável!”
As estatísticas são uma treta e este país também!

Sem comentários: