segunda-feira, junho 11, 2007











Porque o verão é mesmo isto: Sol, Praia, Relax, Amigos, Mar, Petiscos, Cerveja, Música, Cumbíbio... O cheiro a protector solar, as toalhas carregadas de areia molhada, os salpicos das ondas, os mergulhos na àgua gelada, as raquetas a abrir, o tradicional jogo de bola dos brinca-na-areia, o pôr do sol, os bares da praia, as discotecas ao ar livre, o nascer do sol, o barulho do mar numa praia deserta, as refeições sem hora nem ordem, um livro lido ao sabor da vontade e da preguiça, o gozo puro de não ter prazos para nada nem nada a prazo... Isto vale muitas e muitas horas preso entre 4 paredes!

31 comentários:

IM disse...

Hummm...
Volto mais tarde, com o tempo devido, para comentar este atentado às pessoas que trabalham!!!! ehehehehehe...(parece-me que vi um pratito com polvo às rodelas...uiiii, Catarse...até me dói a mim...e algumas penas...será? será??)
IM

Toni disse...

Zambujeira?

Inveja... Também me doi

Catarse disse...

A grande Z do Mar! Ela própria ao vivo e a cores! ;)

O polvo-àguia Catarse voltou intacto e retemperado ainda que tivesse sabido a pouco...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!

g. disse...

Não estou a acreditar nestas fotos!
Isso de não haver perceves deve ser uma bela desculpa para não seres amiguinho...Diz lá a verdade: touxeste e estás a fazer bluff? Estás só na brincadeira? Pura reinação?
Depois de semelhante roteiro à distância devias ter vergonha...Agora não havia perceves...Tá bem, tá. :(

A praia da foto mais parece a do Carvalhal...E a foto daquela salada onde tu figuras (eheheh!) parece de facto no sr. Manel do Aquário(nome de código).

Catarse disse...

Confesso ter adulterado as fotos com partes de Madrid (canha e paella) e Évora (caracóis) da última semana mas a parte da praia (Tonel) e da salada (praça da Zambujeira) é da inteira responsabilidade da costa alentejana! Faz tudo parte do gozo pleno do verão! ;)

g. disse...

Bem me parecia que havia algum "adulteramento" na questão. E acho que não foste ao do Sr. Manel (primeiro à dt. na esquina da rua, antes da praça), mas ao do lado...E quanto ao desaparecimento repentino dos perceves da costa alentejana? Nada a dizer, sr. polvo-águia? O mar não estava de feição?

Catarse disse...

nadica de nada!, nem um para amostra por lá havia...

isto foi na esplanada em frente ao Rita mesmo, do lado que ainda dá para apanhar sol ao fim da tarde, à esquerda de quem desce, ao lado da loja de tarecos.

g. disse...

É. Pois que cá está a menina "augada" por perceves. Nem unzinho...chuif! Sim, porque se existissem tenho a certeza que os mandavas pelo correio mesmo a partir da Zambu!;)
Quando à esplanada, acertei. Era essa mesma que me parecia na foto. Mas agora já lá não trabalha o Chico. Lá deixei de ter cunhas para os melhores perceves ou a melhor salada de polvo...Lol!
Não sei se já ficaste alguma vez nos montes ali ao pé da Vila, mas são um "must". Tens a praia e o campo! E os velhotes que alugam são uma simpatia - uns verdadeiros avós para a malta que lá pára.
E as Azenhas do Mar (restaurante)? Não podes perder! Mas só vale a pena se estiveres disposto a esperar ou se fores num fim-de-semana em que não esteja muita gente.

Catarse disse...

As Azenhas, sim, claro, um clássico local para comer bem e barato (agora com mais esta publicidade ainda mais cheio)...

g. disse...

Espero que não estejas a refilar dos meus (simpáticos e queridos) roteiros!

IM disse...

Bem...continuo com pouco tempo, mas pronto...
Vejo muito cerveja e comida espanholada...mas os caracóis??!!!!! Huggggggh...disgusting!!!
Bem, divergências à parte...ehehehe...Não fossem os compromissos/obrigações familiares e até já nos vi a todos num fim-de-semana na Zambujeira: Catarse, Arrozinho, Eu e Artur! Era giro, senão vejam:
-às 6.30h da matina, IM toca a corneta e o pessoal meio ressacado acordava num ápice para uma corridinha matinal de 10km, seguida de um bom duche e um pequeno-almoço À MINHA MANEIRA!;
- de seguida, Arrozinho e Catarse rumam à praia para se encherem de areia, protector solar e afins, de bola debaixo do braço e prancha de bodyboard...ehehe;
- IM e Artur rumariam até uma esplanada sossegada: Artur levaria o seu portátil para acabar a sua interminável tese e IM uns livrinhos e uns cds...IM é mais doom methal, progressive rock, dream pop e não estaria para aturar o José Cid do leitor de Artur!...;
- Almoço num sítio decente, sem moscas e com uma boa saladinha para IM que é vegana..;
- Um cafezinho de seguida (IM é viciada em café...)e uma partidinha de xadrez com Catarse numa sombrinha à maneira;
-Praia outra vez para Catarse e Arroz; mais tese e algumas palavras cruzadas para IM;
- fim da tarde na praia para umas voleiboladas ou afins; com o sol fraco e pouco pessoal;
- depois de duches e roupa lavada (sim, Arroz e Catarse tresandam a perceves e coisas dessas...afinal, Catarse é um polvo...ehehe), saída para jantar e umas bejecas num barzinho ao ar livre...;nada de cervejolas....IM NÃO PODE...eheheh..transfigura-se, transmuta-se e...pronto!!!
- Nanar, lá para a 1h da manhã que no dia a seguir há corrida!!!!
ehehehehehe...eheheheheheheh...
IM

Catarse disse...

Fazemos assim:

5 dias. 1 para cada um tentar dar aos outros o seu melhor estilo para um dia de férias e o quinto fica para um best of de comum acordo.

vale?

IM disse...

xiiii...eheheheh..já vi que não alinhavas no meu esquema de fds!!! ehehehehe...essa do best of era complicado!! E se, por exemplo, um best of de um de nós fosse umas bejecas numa esplanada?? Era o meu fim...eheheheh...ai....ehehehehehe....
Uma coisa é certa: íamos rir-nos à brava! Só de ver o que se passa aqui online é justo concluir que iam ser 5 dias de rebentar a rir!!!! ehehehehehehe..
IM

Catarse disse...

Por mim, sendo que nem todos os dias têm de ser iguais, gosto da parte da praia, da comida, da corrida, do volley, do xadrez, da música, do café e das bejecas. Falta talvez um pouco mais de sorna. Agora só não sei se os horários teriam de ser esses ou se cabia tudo no mesmo dia! ;)

g. disse...

Muito bom. Já me fartei de rir sozinha com a descrição da IM! Aprovado. Na história do álcool é que não podia ser só cerveja. E as morangoskas? E depois ainda faltava o jogo das mortalhas na testa - típico da Zambujeira.
Bem, em boa verdade se me obrigassem a uma corridinha de 10 km bem cedinho, acho que de seguida teriam de ir comigo parar ao Hospital de Odemira...Lol! É que eu - e não devia ser sozinha - estaria a chegar de uma bela noite passada a dançar. Corrida a seguir...não dava muito jeito.
Mas acho que se pode combinar a sessão de risota. Sempre gostava de ver o resultado do "best of" de um dia "perrrrrfeiiiitooo"! ;)

IM disse...

Cabia tudo num dia...os horários, bem, eu durmo sempre muito pouco...4 h, 4.30h...ehehehe..mas tudo bem, eu deixava-vos dormir umas sornas, desde que estivessem a postos para o exercício físico, claro, logo cedinho pela manhã!!!
O xadrez, a condição é eu ficar com as peças pretas...tu com as brancas!!! eheheh...pode ser? Eu é mais preto, sempre, na roupa e no cabelo e até nas peças do xadrez!!!!
ehehehe

Catarse disse...

Cedências de parte a parte como não poderia deixar de ser... seja, jogarei com as brancas!

Exercício, copos, jogos, conversa, música, praia, sol, sombra, comida, preto, branco... um pouco de tudo e a salada compõem-se...

Falta aqui ainda o comentário do quarto elemento invocado mas que estou certo não tardará em fazer a sua aparição.

Quem é água? E fogo? E terra? E ar?
Escolham à vossa medida! ;)

g. disse...

Como é que uma criatura dorme 4h00 e fica bem???? Como????? Eu é ao contrário. Têm de ser muitas horas..."Sorna" mesmo, como diz Catarse.

g. disse...

Água!

IM disse...

Ar!!! Ar!!!
Ó Arrozinho, eu não posso "estar bem"...ehehehehe...mas isso já não é do (pouco) sono, é mesmo da loucura!!!!
ehehehe

g. disse...

Eu também sofro de (uma certa dose de) loucura. Mas se dormisse 4 horas, seria preciso um colete de forças. Ninguém me aturava!

g. disse...

Quer dizer, já assim não é fácil aturar-me...;)

IM disse...

Palpita-me que o Artur já esteja na Zambujeira com a sua tese engalinhada, antecipando o fds que estávamos aqui a "cozinhar" uma vez que não aparece por aqui...será que ainda anda a tentar registar domínios???? eheheheh...será um zambujeira. come (mesmo com o "e"!)????
IM
(www.os quatro.magnificos.zambujeira.come
lololololol

Catarse disse...

Fogo.

Eh lá, preciso pelo menos de 7 horas para ser minimamente coerente. Ou seja compreensível para mais de metade das pessoas com que falo.

O dia:

- Acordar às 10 (isto sem sair no dia anterior) para a tal corrida seguida de mergulho no mar e um pouco de sol (ou sombra), sabendo de antemão que a prestável IM tinha já tido imenso tempo para tratar do pequeno almoço vegan para todos. ;)

- Segue-se xadrez/palavras cruzadas/leitura/sorna durante as "horas do cancro" à sombra com direito a sumos/àgua a gosto, preferencialmente numa rede.

- Almoço tardio preparado na grelha, consistindo num peixinho grelhado com salada variada.

- Restantes "horas do cancro" passadas em tema livre para cada um.

- Abre de novo o horário de praia com direito a mar, areia, protector, chapéu de sol (para quem for de sombra), música e relax.

- Ao fim do dia tempo para os desportos de areia: frisbee, volley, raquetes, bola e dois dos meus favoritos do ano passado: basebol e futebol americano.

- último mergulho do dia antes de rumar à esplanada para o petisco do fim do dia a apreciar o pôr do sol regado a cervejinhas geladas.

- de novo tempo para retemperar forças antes do belo jantar também tardio e périplo pelos bares locais para discutir o melhor som para dançar.

- saída em grande rumo à falésia mais próxima para saudar devidamente a chegada do astro rei!

IM disse...

Bolas...10h??? Isso é muito tarde!!! eheheheh...a essa horinha já eu estou no meu lanchinho da manhã!!! Mas pronto, pronto...eu vou deixar isso passar e só a acordo o pessoal a essa hora...entretanto, claro, como eu sou fantástica, já terei preparado um pequeno-almoço à maneira...ehehehehe
Gostei daquele das "horas de cancro" em tema livre para cada um...;-) mas acho, sinceramente, que ia chatear alguém...eheheheh...uma conversinha, um xadrezito...heheheh...eu gosto muito de conversar...sou terrível...falo, falo, mas também ouço...acho que sou uma boa ouvinte...tenho uma paciência infinita para ouvir os outros (gaba-te, canastro...eehheeh, mas acho que é ums coisa boa que tenho...haja uma...ehehehheh)
Vendo bem, o dia que propões é muito semelhante ao meu tirando essa coisa de ver o astro rei nascer...ehehheh...até posso ver, mas é depois de acordar!!ehehehee...(alguém tem de por ordem na coisa..ehehehe...já estou a ver a balda..parece-me que é melhor IM marcar horas de chegada, que tal??? Só há uma forma de me contornarem, mas essa eu não vou dizer...ahahahahahah)
IM

IM disse...

Hummmm...a água apaga o fogo e tem ar...o fogo só arde com ar...e a terra????
;-)
IM

Catarse disse...

A terra permanece silenciosa, girando plácidamente em torno da tese... ;)

g. disse...

Ordem no fim-de-semana! Acho que vai ser necessário dar umas cervejas a mais a IM, senão a nossa nôte vai já era. É a única maneira de impedirmos que se levante às 10 da madrugada? Seja. Às 10 só sem sair à noite e mesmo assim tinham de arranjar uma grua ou uma orquestra sinfónica para me levantarem da cama. Bem, talvez o António Sala aos berros na rádio...Aí eu fugia de casa.
Indispensável seria também assistir ao pôr do sol na praia e ir, excepcionalmente, ao petisco mais tarde.
Gosto dessa de "saudar o astro rei", tal como "da paciência para ouvir os outros" (coisa muito necessária na Zambujeira!)
O domínio "Zambujeira.come" é muito bom! "Habia nexexedidade" de o registar(sem burocracia que não rima com Zambujeira)!

IM disse...

Ok...façam lá como entenderem desde que estejam VERDADEIRAMENTE dispostos a me aturar...depois....
ehehehe

jbfmartins disse...

Parece-me que a IM está a precisar de férias!

Catarse disse...

emergindo das profundezas ao som do violoncelo uma barbatana dorsal corta as àguas... ;)