quarta-feira, agosto 25, 2004

As secretarettes

O recém-empossado primeiro-ministro está de férias nas ilhas baleares.
Três dias para a descansar.
Tomou posse no 21 do mês passado e já está de férias. Besuntado de creme protecção 60, agita os braços a correr pela praia. Corre desajeitado, pára, olha fixamente o horizonte e espantado cai de rabo na areia molhada.
- Mas o que é isto? Minha senhora! Saia já do meu texto! Quem a senhora?
- Saio é o tanas! Estou farta de tipos como você, esquerdistas incoerentes que vão passar as férias para Nova Iorque. Estou farta de gente a criticar o Primeiro-ministro sem saberem como está cansado e precisa de umas férias. Sim, foi para as Baleares e então? É melhor que as praias da costa que vocês defendem mas onde não põe os pés.
- Minha senhora, não se exalte. Olhe que o chapéu lhe cai. Estou a pedir-lhe com educação. Saia do meu texto. Agora. Não admito que se intrometa aqui, se quiser, deixe um comentário ao post. Agora peço-lhe que saia.
- Não vou, não vou e não vou. Não vou sem dizer aqui à sua frente como foram esgotantes estes 22 dias de governo. Vá, democrata de uma figa, então? não me deixas falar?
-Eu? não há pachorra para estas "secretarettes" vestidas de bibe azul, com um nuvem bordada a dizer "Paula A". Diga lá, então...

(o autor, levantou-se neste momento e deixou de ouvir esta senhora que lhe usurpou o texto, a partir daqui o leitor está por sua conta e risco. Ao longe, foi possível ouvir o autor dizer: "dass, vou ver é se o Centeno já ganhou o campeonato de Bodyboard na Praia Grande")

- Ora o governo tomou o posse dia 21 de Julho uma Quarta-Feira certo? Nessa primeira semana houve muitos recém empossados que pela primeira vez passaram a sólidos: iogurtes, creme de cenoura e legumes cozidos. Na segunda semana, foram os dentinhos do ministro da defesa, as otites das secretárias de estado e as cólicas do ministro da saúde. Assim tudo de repente, está a ver. E o pobre primeiro a tentar dar os primeiros passos nas alcatifas moles de São Bento. Bem, passam quinze dias. Todos os meninos e meninas já estavam mais ou menos prontos para começarem a brincar uns com os outros, quando o ministro do turismo apanha papeira. "que vá para longe dos nossos filhos" foi a palavra de ordem de reunião dos encarregados de educação. E foi, ou vai, para Faro. Só na ultima semana é que o primeiro conseguiu fazer alguma coisa: andar de trotinete e de bicicleta com rodinhas, pintar papeis a guache, usar os teques, brincar com o barro e manter-se direito no escorrega. E há mais...

Sem comentários: