terça-feira, setembro 30, 2003

imbecil; lorpa; pacóvio.

Antes de mais, quero manifestar o meu desejo de que esta seja a última vez que escrevo sobre o JPH do Glória Fácil. JPH, a propósito do meu post "Dia Europeu Sem Cretinos, já!", escreveu "Este senhor chamou-me cretino, lá do alto do seu corajoso e humilde anonimato."
A questão do anonimato num blog, como já tive a oportunidade de aqui escrever, é uma falsa questão. Se não, façamos um exercício de imaginação. Imaginemos que no topo da Gabardina uma nota indicava que "este blog é alimentado pelos textos de António Silva e Fernando Sousa". Já agora que alguns dos textos eram assinados por "as" e outros por "fs". Isso deixava-o mais contente, caro JPH? Evitaria os seus comentários acerca do anonimato? Mas quem são o António Silva e o Fernando Sousa? Ou será que quer que os bloggers passem também a fornecer número de BI?
E se a frase for "blog de José Manuel Fernandes"? Seríamos obrigados a acrescentar "director do Público" ou "não aquele dos jornais, o de Linda-a-Velha!"? E o José Manuel Fernandes do Público, teria obrigação de confirmar ou desmentir a autoria do blog? Caso não fosse dele, teria a obrigação de conhecer a sua existência?
Será, então que só os "famosos" têm direito a ter blogs? Não me parece...

A blogosfera é um mundo sem caras. Temos que saber viver nele. A Gabardina nunca lançou nem lançará informações falsas para a rede. Mas outros já o fizeram e continuarão a fazer. É algo que todos sabíamos que iria acontecer. Mas o anonimato não é um problema, é um dado adquirido. E começa a ser uma maneira fácil de fugir às questões verdadeiramente relevantes, atacando-o...

Quanto à parte do cretino, tenho ao meu lado o dicionário da Porto Editora.
Cretino adj. e s. m. MEDICINA indivíduo ou designativo do indivíduo dotado de absoluta incapacidade mental por deformidade orgânica; imbecil; lorpa; pacóvio.

Em relação à questão médica, não tenho dados para me pronunciar. Imbecil, lorpa, pacóvio, era exactamente o que eu queria dizer de si, a propósito da sua frase "e eu com uma vontade assassina de lhe esmigalhar o crânio com um pneu da minha viatura."
Não me parece que seja motivo para que me processe, mas, se achar o contrário, mande-me um e-mail a pedir os meus dados pessoais (endereço no topo da página). Em alternativa, tem sempre a hipótese de pedir ajuda à Judiciária...

Já agora saúdo a mudança de estilo do GF após a polémica criada à volta dos vossos comentários a políticos (por volta de 15 de Setembro). É pena que não tenham tido a humildade de admitir publicamente o erro inicial no estilo da escrita...

Sem comentários: