terça-feira, fevereiro 22, 2005

Metro Mondego

Somos um país e uma cidade de projectos cómicos. O mais emblemático de todos os devaneios de Coimbra é o metro de superfície. É um projecto mega. Tem verbas destinadas no orçamento de Estado desde o início da década de 90 do século passado. Tem uma estrutura de pessoal a "trabalhar" há vários anos. Pretende integrar os transportes de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, essas três grandes metrópoles, com um metro de superfície que circulará também dentro de Coimbra. Assim ao estilo do Metro do Porto. Tudo isto numa cidade onde vivem 75.000 habitantes e que se estivesse convenientemente ordenada se atravessaria a pé em 40 minutos.
O projecto vive em permanentes avanços e recuos. As autarquias nunca se entendem. Esta semana foi lançado o concurso público internacional que deveria permitir que os comboiínhos estivessem a circular em 2010. No entanto, o Presidente da Câmara da Lousã já anunciou que não assinará o protocolo que permite o concurso... Por isso, ele de nada vale, até porque a decisão foi tomada por unanimidade na reunião da autarquia...
Para que serve então este projecto? Bem, mantém o povo entretido, e sempre permite arranjar mais uns jobs para os boys locais e uns empregos principescamente remunerados para os jotinhas e afins... Quem é militante do PS em Coimbra, quem é?

1 comentário:

Anónimo disse...

apenas uma pequena correcção de alguém que não é nem jotinha nem funcionário do MM: Coimbra tem quase 150.000 ha., contando com cerca de 120.000 ha. e, é claro, com mais de 20.000 estudantes aqui deslocados, ou seja, no total aproximadamente o dobro do que indica no seu texto. Tenha mais rigor, OK?