terça-feira, abril 11, 2006

CPE e os estudantes em França - a falácia

"É sabido que um mercado laboral rígido causa desemprego entre os jovens, impede a mobilidade social, retarda as mudanças necessárias."

Frase mais falaciosa sobre o assunto que esta do João Miranda no Blasfémias seria difícil... A velha técnica de utilizar uma verdade geral que não se aplica ao caso particular em todo o seu esplendor. O que faltou dizer é que a flexibilidade do mercado laboral que pode permitir que os jovens, especialmente os qualificados, entrem no mercado é a flexibilidade de TODO o mercado.

Ao flexibilizar só o mercado dos mais jovens o governo francês manteria a protecção aos trabalhadores "instalados" - insiders - enquanto os jovens não só não viam aumentadas as possibilidades de competirem com eles por um emprego como ganhavam anos de precariedade e, se bem conhecemos o empresário mediterrânico (convém notar que o entrave mais significativo a um maior desenvolvimento da economia francesa é a cultura da cunha nas contratações e da sucessão familiar na direcção das empresas, que nós por cá tão bem conhecemos), de exploração.

Sem comentários: