quarta-feira, março 02, 2005

Lapso Eufrosyano, ou como podemos não estar tão longe das tradições muçulmanas

Tobiana, Germana, Fernanda, Matylda e Eufrosyana. Fazem hoje a última página do Público. Diz a jornalista que há 50 anos só cuidam do Papa. Cuidam da comida, das roupas, das cartas, da saúde e da logística papais... São cinco freiras polacas da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus. Diz o texto, na sua penúltima frase, que as religiosas desta congregação devotam a vida às crianças, aos doentes e aos necessitados.
Crianças, doentes, necessitados... Cinquenta anos a cuidar do Papa com tartes de espinafres, carpa à moda da Polónia, bolo de queijo, peixe em geleia... Será que estas freiras estiveram 45 anos a preparar-se para os últimos cinco da vida do Papa? É a única forma de entender alguma dedicação a criança, doente ou necessitado no meio disto tudo...

1 comentário:

Luis Gaspar disse...

Se todas as pessoas que pertencem a uma organização tivessem que limitar as vidas delas ao propósito dessa organização, eu estava a nacionalizar terras adjacentes à zona seis de Londres. Blog muito interessante, no entanto. Faz-me lembrar Nick Cave, e não dá mesmo para explicar porquê.